Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 saladas verdes para acompanhar as refeições que são uma explosão de nutrientes
Guia Culinário 24/09/2019

7 saladas verdes para acompanhar as refeições que são uma explosão de nutrientes

Comer de forma saudável é uma verdadeira prova de amor ao nosso corpo, né? E, quando se trata de comer bem, a salada logo surge na nossa mente! Esse mix de folhas, frutos, legumes e verduras costuma fazer parte da dieta de muitos brasileiros (e não é à toa!). Seja como entrada ou acompanhamento, a salada tem muito a oferecer ao nosso organismo, pois é fonte de fibras, minerais e vitaminas fundamentais para a saúde. Para te ajudar a comer melhor, nós listamos 5 opções de saladas simples e rápidas de fazer – confira!

1. Salada de folhas verdes com manga

Você já experimentou a salada de folhas verdes com manga? A fruta, de sabor adocicado, harmoniza bem com os vegetais mais amargos e acrescenta nutrientes importantes à receita. Para fazer esse tipo de salada não tem erro! Basta lavar bem a alface, a rúcula, o agrião (colocar tomates picados, se preferir) e, depois, acrescentar pedaços pequenos de manga. Essa é uma entrada bem simples e rápida de fazer. Que tal experimentar?

2. Salada simples de alface, tomate, cebola, cenoura e beterraba raladas

Para quem gosta de pratos menos ousados, a salada simples de alface, tomate, cebola e legumes ralados (como cenoura e beterraba) não tem erro! Ela é uma das mais fáceis de fazer e todo mundo costuma gostar. Ou seja, é uma boa opção para deixar o almoço em família ainda mais gostoso.

Para preparar, você só precisa lavar os vegetais, cortar o tomate e a cebola em rodelas e, depois, adicionar a cenoura e a beterraba raladas por cima. Você também pode jogar um pouco de azeite para dar mais sabor. Que tal?

3. Salada de folhas verdes e ovos cozidos

Outra opção de salada nutritiva e saborosa é a de folhas verdes com ovos cozidos. Essa versão é uma bem saudável do prato, pois é fonte de vitaminas e proteínas (vale lembrar que o ovo é um ótimo substituto da carne, principalmente na dieta de vegetarianos).

Para preparar, você só precisa lavar bem as folhas (alface, rúcula e agrião, por exemplo) e, se preferir, acrescentar tomate e cebola para deixar o prato mais colorido. Cozinhar os ovos também é bem simples: coloque-os dentro de uma panela com água, deixe no fogo e, quando a água começar a ferver, espere cerca de 10 minutos (assim, a gema fica bem durinha). Depois, é só cortar os ovos ao meio e jogá-los por cima da salada. Fica uma delícia e é bem nutritivo!

4. Salada de folhas verdes com abacate fatiado

Outra fruta que harmoniza superbem com saladas verdes é o abacate. Neste caso, além de colocar os alimentos básicos (alface, tomate e rúcula, por exemplo), você vai acrescentar fatias finas de abacate. Essa fruta é fonte de fibras, vitaminas e nutrientes importantes que tornam a salada muito mais saudável e completa. O abacate, por sinal, é aquele tipo de alimento que rende várias receitas diferentes – pode ser usado no preparo de vitaminas, sanduíches, tortas e diferentes saladas.

5. Salada de folhas, pepinos e castanhas

Você já pensou em usar castanhas no preparo de saladas? As oleaginosas dão um toque de crocância ao prato e acrescentam muitos nutrientes importantes. Para preparar esse tipo de salada, você pode usar diferentes folhas (alface, rúcula, couve e repolho, por exemplo), pepinos cortados em rodelas e castanhas (de caju e do Pará) trituradas. Essa é uma das receitas mais completas e nutritivas que você vai encontrar, pode apostar!

6. Salada verde com azeitonas e palmito

Outra boa sugestão para incrementar a salada com folhas verdes (alface, rúcula, agrião e couve) é acrescentar azeitonas e palmito. Essa salada também é super-rápida de fazer: basta basta lavar bem os vegetais, arrumá-los em uma travessa e, então, jogar por cima as azeitonas (sem caroço, de preferência) e palmitos cortados em rodelas. Fica uma delícia e é bem nutritiva!

7. Salada de folhas com cogumelos

Que tal preparar um mix de folhas e cogumelos? Altamente nutritiva – e indicada para a dieta de vegetarianos – essa salada é bem saborosa e simples de fazer. Você só precisa lavar as folhas verdes (alface, agrião, couve e rúcula) e preparar os cogumelos (champignon, shimeji e shitake, por exemplo) separadamente em uma panela com alho e manteiga. Depois, basta jogá-los por cima das folhas e prontinho! Você também pode colocar um pouco de azeite e tomates cerejas para dar uma valorizada.

Obs.: Não se esqueça de usar um molhinho de salada para valorizar ainda mais o prato. Existem molhos de limão, mostarda e mel, parmesão e outros que dão mais sabor aos vegetais. Fica a dica!

Veja mais