Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de fondue que valem a pena preparar neste inverno
Guia Culinário 09/07/2019

Tipos de fondue que valem a pena preparar neste inverno

Com o inverno, algumas receitas chegam à nossa casa junto com o frio. O fondue é uma delas! Além de ter a cara dessa estação, é possível prepará-lo de diferentes formas, garantindo variedade à sua mesa. Os salgados, por exemplo, são uma ótima alternativa ao jantar tradicional, enquanto os doces substituem a sobremesa e são perfeitos para saborear junto com os amigos ou consumir sozinho enquanto assiste um filme debaixo das cobertas. O que não faltam são opções para incluí-lo no cardápio e aproveitar o frio com muito mais sabor. Abaixo, nós listamos quatro tipos de fondue para você fazer na sua casa. Confira!

Fondue de queijo é um clássico que não perde a graça

O fondue de queijo é provavelmente a receita mais clássica de todas – foi o primeiro tipo de fondue a surgir lá na Suíça. Por vir de lá, os queijos usados são os mais clássicos do país: gruyere e emmental. Mas, por eles serem um pouquinho mais caros que os usados aqui no Brasil, você pode substituí-los por outros opções mais em conta, até mesmo o famoso muçarela. O importante é que eles sejam aquecidos e fundidos – sim, é daí que vem o nome – em uma panela até ficarem bem homogêneos. Para dar um toque especial, é legal adicionar ervas e pimentas. Para servir, normalmente são utilizadas cascas de pão, mas você pode incrementar com carnes e até goiabada. Uma delícia, né?

Aposte na criação de diferentes molhos para servir com o fondue de carne

A gente sabe que churrasco é uma receita perfeita para reunir os amigos em um dia quente na beira da piscina, mas se você não quer abrir mão desse tipo de comida nem no inverno, essa receita de fondue é especial para você. Para isso, nós temos duas versões: a mais tradicional utiliza cubos de carne mergulhados em uma panela com óleo quente. Você deixa a carne fritar até o ponto que você mais gosta e depois mergulha em um dos molhos preparados – você pode preparar molho de maionese verde, barbecue, curry, rosé e qual outro preferir. Uma dica é colocar ervas no óleo enquanto ele estiver aquecendo para dar deixar a carne com um gostinho a mais.

A opção mais saudável utiliza, em vez de óleo, um caldo de carne bem quente preparado em uma panela separadamente. Depois, é só colocá-lo naqueles recipientes de fondue para ficarem aquecidos e mergulhar a carne do mesmo jeito para que elas cozinhem. Em seguida é só passar no molho de sua preferência e pronto! Outro diferencial nesse caso é que a carne deve ser cortada em pedaços mais finos em vez de cubinhos.

Para a sobremesa, não pode faltar o fondue de chocolate

Das opções doces, essa é a mais conhecida. Quem nunca aproveitou para derreter uma barra de chocolate em casa e mergulhar uma fruta dentro? Para o fondue, a lógica é a mesma, mas aqui você leva a barra de chocolate (pode ser ao leite, meio amargo ou chocolate branco) junto com creme de leite ao fogo. Quando estiver bem homogêneo, é só mergulhar as frutas: bananas, maçãs, uvas, peras são as favoritas. Você também pode usar marshmallows, que fica uma delícia!

Uma dica bem legal para o fondue de chocolate é, em vez de você servi-lo em uma tigela ou recipiente próprio para fondue, faça um bolo de chocolate. Isso mesmo! É só preparar aqueles que possuem um buraco na parte do meio, rechear com o chocolate e o creme de leite e mergulhar as frutas ali. O bom é que você pode aproveitar para comer o bolo depois!

Fondue de doce de leite é uma alternativa ao chocolate tradicional

Se você não é muito fã de chocolate, pode trocá-lo pelo doce de leite. Este é um dos doces mais queridos do Brasil e é quase impossível uma resistir ao sabor. A receita leva a mistura de creme de leite com doce de leite, mas aqui a dica é usar uma pitadinha de sal para não deixar doce demais. Para saborear, use frutas de sua preferência, pedaços de bolo e até um brownie feito na hora. Fica uma delícia, então aproveite!