Alimentação

Recheios de bolo fáceis de fazer e que você precisa aprender a preparar

Você pode preparar um brigadeiro para rechear bolos de chocolate, baunilha, cenoura, milho, entre outros
Você pode preparar um brigadeiro para rechear bolos de chocolate, baunilha, cenoura, milho, entre outros

O bolo já está recém-saído do forno e você só precisa rechear com os ingredientes que mais gosta. Essa é uma das etapas mais gostosas, né? Elaborar recheios e misturas que - juntos com a calda - dão um sabor especial à sobremesa. Para te ajudar nessa missão, nós separamos 5 ideias de recheios deliciosos e fáceis de fazer. Dá uma conferida e corre para experimentar!

Recheio de brigadeiro de diferentes sabores

O brigadeiro é um dos melhores presentes que o Brasil deixou para o mundo! Feito a base de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, ele tem um sabor dos deuses e uma consistência bem cremosa, perfeita para rechear. Só que o que muita gente acaba esquecendo é que também dá para inovar com essa receita: em vez de preparar um brigadeiro clássico (com chocolate em pó), também é possível usar outros ingredientes.

Nessa nova onda gourmet, muitos confeiteiros vêm preparando brigadeiro com paçoca, leite em pó, biscoitos e até mesmo frutas. A ideia é que você inove sempre, experimentando um novo recheio a cada bolo preparado. E a melhor parte: além de colocar o brigadeiro no meio do bolo para rechear, também pode usá-lo como calda. Não tem erro!

Recheio de doce de leite

Esse é um dos recheios mais clássicos que existem e você vai querer experimentar em casa! O doce de leite combina com bolos de tudo quanto é tipo: chocolate, baunilha, laranja, fubá e até mesmo milho. Afinal, ele concede um sabor bem adocicado que não tem como dar errado. Em vez de comprar um doce de leite pronto, você pode preparar o seu em casa: em uma panela grande, coloque leite e açúcar e leve ao fogo por cerca de uma hora. Com o tempo, a solução vai ficar mais cremosa e em um tom marrom claro.

Obs.: Você também pode colocar uma lata de leite condensado para cozinhar dentro da panela de pressão. Esse é um dos jeitos mais fáceis (e rápidos) de preparar doce de leite. Assim que a panela começar a chiar, espere mais uns 30 minutinhos e retire a lata. Parece até mágica!

Recheio de chantilly caseiro com morangos

Para rechear bolos brancos (como os de baunilha), o chantilly é um dos ingredientes preferidos. Ele é feito a partir da mistura de creme de leite com açúcar e, em alguns casos, manteiga e essência de baunilha (basta misturar tudo com a batedeira).

Para valorizar ainda mais essa receita de chantilly, outra dica interessante é adicionar uma fruta - em especial, o morango, que fica uma delícia como recheio. Neste caso, após preparar o chantilly, você pode bater a fruta (para dar gosto e garantir uma cor “rosinha ao” creme). Depois, misture pedaços pequenos de morango, que ficarão aparecendo no recheio. Uma maravilha, né?

Recheio delícia de coco

Outra dica interessante é preparar um recheio a base de coco e leite condensado - um doce bem consistente, saboroso e fácil de fazer. A lógica de preparo é bem semelhante a do brigadeiro comum: basta colocar os ingredientes em uma panela (lembre-se de usar coco ralado) e misturar no fogo, até que fique bem cremoso. Depois, é só despejar no meio do bolo. O bom desse recheio é que ele consegue deixar um gostinho de coco bem sutil. Além disso, ele é ótimo para valorizar bolos mais comuns. Que tal experimentar?

Recheio de creme de limão

Se você gosta de um toque azedo na medida certa, o creme de limão é o recheio perfeito! Essa fruta, inclusive, rende doces deliciosos: usada no preparo de brigadeiros, tortas, bolos e mousses. Em forma de recheio, o creme de limão é geralmente usado em bolos brancos. Para fazer esse recheio, você só precisa misturar suco de limão com leite condensado. Algumas pessoas também adicionam essência de baunilha e raspinhas da casca. O lado bom é que você não precisa levar os ingredientes para o fogo, basta bater tudo no liquidificador que já fica prontinho.

Matérias: Alimentação

Ver mais