Alimentação

6 sopas perfeitas para se aquecer neste inverno

O creme de abóbora com temperos é sempre uma boa sugestão para servir no frio, ainda mais quando acompanhado de torradas
O creme de abóbora com temperos é sempre uma boa sugestão para servir no frio, ainda mais quando acompanhado de torradas

Com a chegada do inverno sempre bate aquela vontade de tomar coisas quentinhas, né? Sopa, caldo, chá, fondue, chocolate quente e muitas outras coisas para se esquentar no frio. Então, para que você se inspire a preparar receitas diferentes (e diversificadas), nós listamos 6 sopas perfeitas para tomar no inverno. Tente variar no cardápio e, a cada dia, experimentar um novo - as opções listadas são ótimas para quem está buscando uma jantinha bem leve. Confira!

1. Sopa de ervilha

A sopa de ervilha é uma das preferidas dos brasileiros, sabia? E a melhor parte é que ela é bem fácil de fazer - você só precisa cozinhar a ervilha na panela de pressão com um pouco de sal e os temperos que preferir. Muita gente também gosta de adicionar pedaços de linguiça ou bacon, que dão um toque especial de sabor. Neste caso, você deve começar refogando a carne no azeite, alho e cebola. Depois, é só colocar a ervilha e encher a panela de água para cozinhar. Bem simples, né? Quando pronta, essa sopa pode ser servida com pães e torradas.

2. Caldo verde

De origem portuguesa, o caldo verde é outra opção incrível para tomar nos dias mais frios. Composta por batata, couve e linguiça, essa receita é bem simples de fazer e acaba sendo uma das mais nutritivas. Para preparar, você só precisa cozinhar bem as batatas e batê-las no liquidificador para formar um caldo. Depois, em outra panela, frite pedaços pequenos de linguiça com os temperos que preferir (que tal colocar um pouquinho de pimenta?). Quando a linguiça já estiver bem frita, adicione o caldo de batata e, por fim, adicione a couve fatiada. Fica uma delícia!

3. Creme de abóbora com carne seca

Para inovar no cardápio da janta, uma boa dica é preparar um creme de abóbora com carne seca desfiada. Mas se engana quem pensa que essa receita é feita apenas com esses dois ingredientes - você sempre pode abusar nos temperos (como pimentas, cheiro-verde, coentro, alho e cebola) e tem gente que gosta de adicionar batata e queijo para dar mais sabor ao prato. O ideal é que você prepare o creme separadamente, adicionando também um pouco de creme de leite, e a carne em outra panela. Depois é só juntar tudo e pronto!

4. Creme de polenta com queijo e carne moída

Essa é outra receita dos deuses que você não vai se arrepender de experimentar. O creme de polenta com queijo derretido e carne moída fica uma delícia e é uma ótima opção para o jantar. O ideal é que você prepare primeiro a polenta, que será feita com fubá e água. Depois, adicione o conteúdo em uma panela com temperos e leve para cozinhar. Coloque queijo muçarela ralado e, por fim, um caldo de carne moída. Sirva com torradas que fica perfeito!

5. Sopão de legumes e verduras

Que tal recorrer a uma receita bem clássica e nutritiva? O sopão de legumes e verduras pode ser feito com diversos ingredientes e temperos - cenoura, batata, chuchu, inhame, aipim, abobrinha, cebola, repolho e temperos para dar mais sabor, como a salsinha e cebolinha. O bom é que você pode usar uma variedade grande de alimentos, deixando o prato bem mais colorido e saboroso.

6. Sopa de mandioca com temperos

Você também pode preparar uma sopa apenas com mandioca e diferentes temperos - cebola, alho, salsinha, cebolinha, pimenta e por aí vai. Esse tipo de sopa é bem fácil de fazer e fica uma delícia: basta cozinhar a mandioca, bater no liquidificador e, então, acrescentar todos os temperos que preferir. Cozinhe em uma panela até que fique do seu gosto. Que tal?

Matérias: Alimentação

Ver mais