Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quais os lugares mais sujos da casa? Saiba onde as bactérias se acumulam e aprenda a deixar as áreas um brinco
Meu Lar 30/09/2019

Quais os lugares mais sujos da casa? Saiba onde as bactérias se acumulam e aprenda a deixar as áreas um brinco

Na hora da faxina o importante é sempre deixar os ambientes limpinhos e cheirosos. E, verdade seja dita, muitos lugares são famosos por ficarem mais sujos, como o banheiro ou a cozinha, mas há alguns específicos que podem acumular muita sujeira e bactérias, podendo até causar doenças e jogar toda uma faxina por água abaixo. Quer saber quais são eles? Então aprenda quais cantinhos merecem uma atenção especial na hora da limpeza e deixe os germes bem longe da sua casa.

Torneiras

Responsáveis por regular a entrada e a saída de água de cozinhas, tanques e banheiros, as torneiras estão entre os locais da casa que mais acumulam sujeiras. O que muita gente não sabe é que, para limpá-las, a esponja não é o ideal. Use panos umedecidos com vinagre de álcool e bicarbonato de sódio para deixá-las brilhando, e passe um desinfetante para finalizar e matar os germes.

Banheiras

A banheira é um lugar da casa muito valorizado por oferecer um banho mais confortável e relaxante, mas também acumula em seu interior vários germes e bactérias, além de camadas de pele morta e micro-organismos que rondam o banheiro no geral. Ela necessita de uma limpeza bem atenciosa, com água quente e detergente. Para higienizá-la, também pode ser usado o vinagre com o bicarbonato de sódio.

Pias

Seja no banheiro ou na cozinha, a pia é responsável por suportar pedaços de alimentos e sujeiras de bactérias, e por isso é mais frequente a presença de micróbios ao seu redor. Para limpá-la com eficiência e não deixar nenhuma bactéria, jogue água fervente no ralo e passe um bom desinfetante, de preferência com cloro, já que o ambiente é extremamente úmido. Por fim, enxágue com água quente novamente.

Interruptor

Uma parte discreta da casa, que todo mundo encosta mas que ninguém se lembra de limpar: o aparentemente inocente interruptor é um dos locais que mais concentra bactérias, pois todos os moradores da casa mexem nele com frequência a todo o tempo. Para higienizá-los, é simples: um pano macio embebido em álcool ou desinfetante já é o bastante para deixar o local bem limpinho e higiênico.

Fogão

O fogão é uma parte da casa que deve estar sempre muito limpa, pois qualquer bactéria presente nele pode contaminar a comida e intoxicar quem dela se alimentar. Para que isso não aconteça, procure fazer uma boa limpeza com água quente e detergente neutro, procurando sempre não deixar cheiro forte no local. Deixe as partes desmontáveis de molho também em água quente e finalize com um pano macio.

Geladeira

Ela é a responsável por armazenar toda a comida da casa – inclusive a crua. Obviamente, é de se esperar que ela seja um foco de bactérias e germes se não for bem cuidada. Por isso, limpe-a bem com detergente neutro e bicarbonato de sódio, usando sempre o lado macio da esponja para esfregar o produto na parte interna do aparelho. O importante da geladeira é manter uma limpeza frequente, para que a sujeira não se acumule.