Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza de banheira: o passo a passo definitivo para se livrar do amarelado e deixar tudo brilhando
Meu Lar 23/05/2019

Limpeza de banheira: o passo a passo definitivo para se livrar do amarelado e deixar tudo brilhando

Quem tem banheira em casa já sabe como é gostoso tomar um banho relaxante depois de um dia corrido. Afinal, esse tipo de banho é algo pra lá de terapêutico: você pode colocar sais, essências, espumas e curtir um momento só seu! Mas o que muita gente esquece é que a limpeza da banheira (assim como de todo o banheiro) deve ser feita de forma caprichada, usando os produtos certos. Para que você não corra o risco de errar na limpeza da sua, nós preparamos um passo a passo bem fácil de seguir. Confira!

Verifique o material da sua banheira

O primeiro passo é verificar o material da sua banheira para não errar na limpeza. Existem modelos feitos de porcelana, de fibra de vidro, acrílico e até mesmo modelos esmaltados (que pedem uma limpeza mais cuidadosa, para não correr o risco de o esmalte soltar). As de porcelana, geralmente, são as mais fáceis de limpar, uma vez que permitem o uso da maioria dos produtos de limpeza. Já as outras têm algumas restrições – produtos abrasivos, por exemplo, devem ser sempre evitados, pois podem corroer ou manchar a banheira.

Passo a passo para a lavagem

O ideal é que a banheira seja lavada pelo menos uma vez por semana, usando os produtos e acessórios certos. Para realizar essa tarefa, você vai precisar de detergente neutro, uma esponja (usando sempre o lado macio), vinagre e bicarbonato de sódio para desinfetar (eliminar possíveis germes e bactérias) e remover manchas amareladas. Confira o passo a passo a seguir:

1. Comece enchendo a banheira com água quente e adicione um pouco de detergente neutro. Depois, é só agitar a água para formar um pouco de espuma (pode ser com as mãos ou com os próprios jatos da banheira) e use o lado macio da esponja para esfregar a parte interna da banheira;

2. Em um recipiente (pode ser um pote de sorvete) prepare uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio. Depois, espalhe pela banheira, deixe atuando por uns 10 minutos e, então, use uma escova com cerdas macias para esfregar possíveis manchas amareladas na superfície;

3. Depois de aplicar a solução vinagre + bicarbonato de sódio e esfregar bem os locais com mancha, basta enxaguar a banheira com água fria.

Obs.: Algumas banheiras possuem uma mangueirinha auxiliar que, durante a limpeza, pode ser usada para ajudar a enxaguar.

Como limpar os registros e a mangueirinha

Além de lavar a parte interna da banheira, você também deve limpar os registros e a mangueirinha auxiliar. O lado bom é que isso também é simples de fazer, pois você vai usar a solução vinagre + bicarbonato de sódio (a mesma usada para tirar a mancha amarelada da banheira, como explicamos mais acima).

Com uma flanela, passe a solução nos registros e na mangueirinha, deixe-a atuando por uns 10 minutos no metal e depois enxágue. Esse método também é usado para limpar a torneira, sabia? Além de bem simples é ultra prático!

Veja mais