Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar as torneiras e se livrar das manchas de água
Meu Lar 24/04/2019

Como limpar as torneiras e se livrar das manchas de água

Quando pensamos na faxina do banheiro nos preocupamos tanto em limpar o vaso, o box e a pia que às vezes a torneira em si acaba sendo esquecida. E, com o tempo, é comum que ela acabe perdendo o brilho e até forme algumas desagradáveis manchas de água. Mas com alguns cuidados simples é possível evitar que esse problema se repita – e aqui falamos não só da torneira do banheiro, como também das que estão em outros cômodos da casa, como na cozinha ou na área externa. Quer saber como? Então siga as nossas dicas!

Diga não às esponjas e sim aos panos umedecidos

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que as esponjas, muito usadas para limpar os mais diversos cômodos da casa, não devem ser usadas nas torneiras. Isso porque a parte da palha de aço pode acabar arranhando a superfície, causando um efeito oposto ao desejado, que é deixá-la como nova. Por isso, o ideal é optar pelos panos umedecidos. Em alguns casos a água quente será suficiente para deixar a torneira livre de sujeira, então tente essa estratégia antes de buscar algum produto.

Vinagre e bicarbonato de sódio é a combinação ideal para limpar torneiras

Se apenas a água não for suficiente existem alguns truques caseiros para limpar as torneiras sem desgastar o material. O primeiro deles é optar pela combinação vinagre e bicarbonato de sódio, que funciona como desengordurante. Aqui não tem erro: é só jogar o bicarbonato em um recipiente com vinagre e usar essa solução para limpar a torneira. Passe durante toda a superfície e deixe “de molho” por uns 10 minutinhos. Depois, é só enxaguar e pronto!

Água e sal tiram as manchas de pasta de dente

A famosa água salina (feita com sal diluído na água) é outra ótima opção. Essa mistura é ótima para se livrar de pequenas manchas, em especial aquelas causadas por resíduos de pasta de dente no banheiro. A dica é apostar na água quente ao invés da em temperatura ambiente e fazer essa limpeza mais de uma vez na semana. Assim, aquelas manchinhas esbranquiçadas vão ser coisa do passado!

Use limão em torneiras cromadas

Outro truque que funciona muito bem é apostar no limão. Sim, estamos falando apenas da fruta cortada ao meio, sem auxílio de pano nenhum (ao menos não na primeira etapa). Basta pegar meio limão e esfregar a parte da sua polpa na torneira. Deixe descansar por uns 10 minutos, enxágue e seque com um pano limpo. Fácil, não? Essa dica funciona especialmente bem com superfícies cromadas, que devem ficar bem longe de produtos abrasivos, inclusive.

Fio dental evita manchas de água

Por fim, as tão temidas manchas de água! A verdade é que elas se formam principalmente devido à espuma que cai quando você vai abrir ou fechar a torneira enquanto lava a mão. Se livrar desse problema é mais simples do que você imagina, e a solução é no mínimo inusitada: o fio dental. Pois é, pegue um fio de um tamanho razoável e o passe pela fresta entre a torneira e a bancada. Isso vai tirar o excesso de sujeira, e permitir que você limpe a área com pano úmido normalmente. Assim, as manchas de água vão se tornar coisa do passado, você vai ver.

Veja mais