Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar forno e fogão: passo a passo, produtos e truques para deixar brilhando
Meu Lar 25/09/2018

Como limpar forno e fogão: passo a passo, produtos e truques para deixar brilhando

Ah, o dia de limpar o forno e fogão! Dentre as tarefas de casa, não dá para negar que essa está entre uma das mais chatas – afinal, tirar toda a gordura de comida que se acumulou ao longo dos dias não é tarefa fácil e dá mesmo trabalho. Mas a boa notícia para quem faz de tudo para fugir desse afazer doméstico é que dá para tornar cada etapa mais fácil recorrendo aos truques e produtos certos. Vem conferir as dicas e o passo a passo completo para deixar tudo brilhando!

Considere o material do seu fogão para evitar danos

Antes de qualquer coisa, para não acabar comprometendo o seu forno e fogão, é importante considerar o material com que eles são feitos para escolher produtos que não acabem prejudicando a sua aparência. Para não correr o risco de errar, uma boa dica é apostar nas versões de fibra – as buchas -, já que elas causam um desgaste menor e diminuem as chances de deixarem marcas depois da limpeza. Já na hora de remover o produto ou a umidade, prefira um pano macio que esteja limpo e seco.

Produtos de limpeza usados no forno precisam ter aroma suave para que a comida não seja afetada

Na hora de limpar o forno, outro cuidado que faz a diferença é o de procurar usar produtos com aroma suave para que o cheiro forte não fique impregnado no local – fazendo com que ele acabe sendo transferido para a comida que será colocada ali depois. Detergentes neutros funcionam em alguns casos, mas se perceber que tem muita gordura acumulada, use produtos próprios para esse fim que não tenham um perfume muito forte.

Deixe as partes desmontáveis do fogão de molho em água quente

Como a maior parte da gordura fica impregnada nas peças menores do fogão, vale dar uma atenção extra a elas para conseguir eliminar todos os resíduos. A dica aqui é deixar tudo de molho em um recipiente com água quente e detergente neutro por, mais ou menos, 30 minutos. Se achar que elas estão muito sujas, vale até adicionar algumas gotinhas de limão à mistura para garantir uma limpeza mais detalhada.

Ah, e truque importante: para tirar o que estiver grudado nas peças – como restos de comida, por exemplo -, conte com a ajuda de uma colher ou de uma escovinha de dentes com cerdas grandes.

Não esqueça da luva de borracha para proteger suas mãos

Além dos produtos para o forno e fogão, também é importante não esquecer dos acessórios que vão proteger sua pele. Luvas de borracha, por exemplo, são indispensáveis para evitar que as mãos fiquem ressecadas ou tenham algum tipo de alergia em contato com produtos químicos. E, para ficar ainda mais seguro, você também pode usar óculos protetores para os olhos.

Aprenda em 10 passos a deixar seu forno e fogão brilhando:

1 – Antes de tudo, comece desligando o fogão da tomada;

2 – Agora, retire todas as suas partes móveis – como grades, grelhas e bocas;

3 – Tem muitos resquícios de alimentos nas peças móveis? Então, aproveite a dica da colher ou escova de dentes para conseguir remover tudo com facilidade;

4 – Deixe as peças de molho na água quente – com o detergente neutro e mais algumas gotinhas de limão, se sentir necessidade de um reforço;

5 – Antes de ir para o próximo passo, proteja o chão da cozinha com jornais ou pedaços de papel;

6 – Feito isso, comece a tirar as impurezas das partes fixas do forno e do fogão. Use detergente neutro ou produtos próprios para esse fim (sempre priorizando os que têm um aroma mais suave, não se esqueça!) e esfregue a área com uma esponja de fibra. E atenção: se perceber restos de comida no forno, recorra à colher ou à escovinha de dente para tirar tudo antes de aplicar o produto.

7 – Use um pano limpo e seco para remover o excesso do que foi aplicado nas peças móveis e nas partes fixas. Panos laváveis são os ideais para o forno;

8 – Coloque todas as pecinhas de volta em seus respectivos lugares;

9 – Deixe a porta do forno aberta por um tempo para que os produtos de limpeza evaporem;

10 – Pronto! Seu forno e fogão estão limpos.

Veja mais