Lavanderia

Os melhores truques para tirar diferentes tipos de manchas da roupa

Não deixe de esfregar bem o manchado com as mãos ou com a ajuda de uma escova de limpeza
Não deixe de esfregar bem o manchado com as mãos ou com a ajuda de uma escova de limpeza

Imagine que você acabou de comprar uma roupa nova e na primeira vez que vai usá-la acaba manchando a peça com molho de comida. O desespero é quase automático, né? Talvez você nunca tenha passado exatamente por essa situação, mas com certeza já se deparou pensando em como tirar a mancha de alguma roupa que você não quer perder. Apesar do medo inicial, existem várias dicas de lavanderia que ajudam a eliminar as manchas e, o melhor, diversas receitinhas caseiras com produtos que você provavelmente tem em casa. Quer saber quais são? Continue lendo!

Vinagre + bicarbonato de sódio dão conta de diferentes manchas 

É difícil existir uma dupla mais famosa e eficiente que o vinagre branco e o bicarbonato de sódio. Manchas causadas por tintas de cabelo, por desodorante, amareladas, de tomate, gordura e vinho são só alguns exemplos onde o vinagre e o bicarbonato podem atuar para te salvar. Para usá-lo, é bem fácil: você vai precisar apenas misturar os dois em um recipiente, colocar sobre a mancha e deixar agir - o recomendável é que esse tempo não passe de 30 minutos. Depois é só esfregar e lavar normalmente.

Não é só para cozinha: detergente neutro ajuda a remover manchas de gordura na roupa

O detergente é um produto que não falta na nossa cozinha, mas você sabia que ele pode ser muito útil na lavanderia? Principalmente quando se trata de manchas de óleo e gordura na roupa! Nesse caso, o detergente não deve ficar de molho com a roupa, mas sim ser usado como um sabão mesmo: aplique um pouco sobre a mancha com o tecido já umedecido e esfregue com a ajuda de uma escova de limpeza ou de dente, dependendo do tamanho da mancha. Se a mancha persistir, deixe o detergente agindo por cerca de 10 minutos, depois esfregue e lave em água corrente. Essa é uma dica que também serve para manchas de canetinha, bem comuns em roupas de crianças pequenas.

Manchas de caneta ou maquiagem? Invista no álcool! 

Sujou a toalha ou a roupa com maquiagem ou não sabe como remover aquelas manchas de caneta esferográfica da roupa das crianças? Para isso, o álcool etílico vai ser o seu melhor aliado. Esse é um truque bem simples e rápido: é só colocar um pouco do álcool em cima da mancha e esfregar com uma escova de dente. Em vez de aplicar diretamente na roupa, você pode usar um algodão embebido no produto. O produto também serve para manchas de café!

Para manchas de tinta, água + sal são uma excelente dupla 

A água com sal é outra receitinha natural que dá supercerto quando o assunto é manchas. Sabia que essa dupla é supereficiente para impedir que as próprias roupas soltem tinta e manchem outras peças? Isso é muito comum principalmente em peças de vestuário novas. Para impedir que aconteça, antes da lavagem habitual, deixe a roupa nova de molho em água com sal e depois lave normalmente. Além disso, aplicar a mistura em cima das manchas de ferrugem e sangue também ajuda a retirá-las com maior facilidade.

Mesmo com as dicas, não deixe de investir em um bom tira manchas

Embora a gente seja fã de uma mistura caseira, existe um produtinho que é excelente para nos salvar a qualquer momento e, melhor, funciona em qualquer tipo de mancha: o tira manchas multiuso. Como o nome já diz, ele serve para praticamente qualquer situação - só é importante ficar de olho nas instruções para saber se tem alguma contraindicação com o tecido da sua roupa. Por isso, ele é um produto que não pode faltar na sua lavanderia! Seu modo de uso é bem simples: aplique diretamente manchinha, esfregue com uma escova, espere alguns minutinhos e pronto, é só lavar a sua roupa normalmente. Não tem nada mais simples, né?

Bônus: os cuidados que você precisa ter ao deixar a sua roupa de molho

Quando a gente vê uma mancha na roupa, logo já queremos colocá-la de molho com algum produto para ver se dá jeito, né? Deixar a peça de molho, até certo ponto, é uma ótima ajuda, mas é importante tomar cuidado com essa prática. Isso porque quando você a deixa lá por muito tempo a sujeira pode acabar se espalhando na água e contaminando o tecido, que fica encardido e com mau cheiro. Por isso, fique de olho para que a sua roupa não passe de duas horas de molho, viu?

Matérias: Lavanderia

Ver mais