Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dicas para evitar que a roupa solte tinta em diferentes tipos de lavagem
Cuide Bem 12/02/2019

Dicas para evitar que a roupa solte tinta em diferentes tipos de lavagem

Uma coisa é certa: pelo menos uma vez na vida você comprou uma roupa colorida (geralmente vermelha ou azul) que soltasse muita tinta durante a lavagem. Isso geralmente ocorre quando o corante não está bem fixado no tecido e, por isso, a tinta se desprende da roupa com facilidade – principalmente quando fica muito tempo de molho. Só que é possível evitar esse problema de um jeitinho bem simples, sabia? Para te ajudar, a gente separou algumas dicas para impedir o surgimento de manchas e desbotamentos. É só continuar lendo!

Nas primeiras lavagens, deixe a peça de molho com sal

A principal dica para evitar que a roupa solte tinta é, sem dúvidas, usar o sal como neutralizador nas primeiras lavagens. Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem: basta colocar a roupa dentro de um balde com água e sal de cozinha. Depois de deixar uns 15 minutos de molho, enxágue bem e lave normalmente esfregando o tecido e, então, estenda no varal. O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens. Assim, você garante que a tinta fique bem fixada, sem correr o risco de a roupa desbotar. Em algumas situações, o sal também consegue fixar de primeira o corante no tecido – ou seja, apenas uma lavagem já funciona superbem.

Ressalva: Antes de esfregar a roupa com as mãos, lembre-se de tirar o sal na água corrente. Isso porque os grãos podem machucar o tecido devido ao atrito. Então, para evitar isso, você precisa enxaguar bem a peça e, depois, é só adicionar o produto para lavagem que preferir: sabão em pó, de coco etc.

Para lavar as roupas na máquina de lavar você pode seguir o mesmo procedimento. Encha a máquina com água e, depois, despeje o sal de cozinha. Geralmente, três colheres de sopa de sal já são mais que suficientes para lavar as roupas na máquina. Mesmo assim, não custa nada prestar atenção nas proporções: para cada 2 litros de água, por exemplo, você pode adicionar duas colheres de sopa rasas de sal. Não tem erro!

Existem fixadores próprios para isso

Além da solução caseira com sal de cozinha (que é superfácil de fazer), você também pode recorrer aos fixadores de corante prontos. Geralmente, eles são indicados para quem quer tingir roupas em casa, de forma artesanal: você pode colorir tecidos com os corantes que quiser e, depois, é só usar o fixador para que a tinta fique bem impregnada. Apesar de serem indicados para essa finalidade, os fixadores também servem para evitar que as roupas soltem tinta. No entanto, diferentemente do sal (que você só precisa usar nas primeiras lavagens) eles devem ser usados com maior frequência – geralmente a cada 6 lavagens da peça.

Lave as roupas separadamente

Além de usar os truques que citamos acima, você também não pode se esquecer de que as roupas coloridas devem ser sempre lavadas separadamente. As brancas, por exemplo, precisam ser lavadas à parte – justamente para não correrem o risco de ficarem manchadas pelo corante de alguma peça colorida. Já as roupas tingidas (pretas, vermelhas, rosas, azuis etc.) podem ser lavadas juntas. Não se esqueça de também verificar o tipo de tecido da peça – pois alguns são mais delicados (como os de seda e com renda) e, por isso, devem ser lavados à mão e nunca colocados dentro da máquina.

Veja mais