Lavanderia

5 truques de lavanderia que vão facilitar a sua vida

O bicarbonato de sódio é um ótimo aliado para tirar cheiros fortes e manchas. Você também pode usar uma escovinha para esfregar o local da mancha. Fica a dica!
O bicarbonato de sódio é um ótimo aliado para tirar cheiros fortes e manchas. Você também pode usar uma escovinha para esfregar o local da mancha. Fica a dica!

Lavar as roupas, calçados e outros itens parece ser algo bem simples, né? Água + sabão + máquina de lavar e, num instante, tudo fica limpinho. Mas de vez em quando a gente se depara com alguma situação atípica - uma mancha de comida, de tinta, cheiro de cecê nas axilas das roupas e por aí vai. São nessas situações que a maioria das pessoas fica na dúvida de como proceder - "lavar apenas com sabão já resolve?", "posso usar tal produto nesse tecido?". Para te ajudar a se virar melhor na lavanderia, nós listamos 5 truques que vão facilitar a sua vida. Confira e coloque em prática!

Sal para evitar que a roupa solte tinta

Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem, sabia? Deixar a roupa de molho no sal é a melhor forma de evitar que ela solte tinta, principalmente nas primeiras lavagens. O ideal é que você coloque a roupa sozinha em um balde, encha de água e acrescente o sal de cozinha. Deixe de molho por cerca de 15 ou 20 minutos, depois enxágue na água corrente e lave o tecido normalmente. O sal faz com que o corante da roupa fique bem fixada, evitando que ela desbote ou solte tinta. Uma boa dica é fazer esse procedimento nas três primeiras lavagens.

Lavar a manga para evitar amarelado

Sabe aquela mancha de suor (ou de desodorante) que costuma aparecer nas mangas de algumas blusas? Pois é, você pode solucionar esse problema lavando e usando os produtos adequados. Sempre que você for lavar as camisetas, lembre-se de realizar uma limpeza mais profunda na região das axilas. O melhor truque é usar a combinação vinagre + bicarbonato de sódio e, então, esfregar bem as mangas com a ajuda de uma escova para lavagem. Dependendo do tecido, você até pode lavar a roupa em uma água quente, para facilitar na hora de tirar a mancha.

Vinagre + bicarbonato de sódio para remover cheiros fortes

Você sabia que o vinagre com bicarbonato de sódio também é ótimo para remover cheiros fortes das roupas? Essa talvez seja a combinação mais usada (e eficiente) para lavanderia. Essa mistura ajuda a remover cheiros fortes, como cecê e chulé em roupas e sapatos. O processo de limpeza não é nada complicado: basta preparar essa mistura, aplicar no item a ser limpo, esfregar e depois lavar normalmente com sabão.

Use detergente para tirar manchas de óleo e maquiagem

Se você sujou a blusa com óleo ou gordura de cozinha, a melhor dica é usar um detergente neutro para limpar a mancha. Muitos pensam que o detergente pode ser usado apenas para lavar louças e panelas - no entanto, esse produto é muito eficiente e também pode ser aplicado na lavagem de tecidos. Além de remover manchas de gordura, ele é ótimo para tirar maquiagem da roupa (como manchas de batom e blush). Neste caso, basta umedecer a região, colocar um pouco de detergente e esfregar com uma escova de dentes. Bem simples, né?

Colocar sal dentro do sapato para evitar o chulé

Ninguém merece tirar o sapato e sentir aquele cheirinho de chulé, né? Por isso, é importante manter a boa higiene dos pés e usar macetes para evitar o mau cheiro. Uma boa dica é colocar sal de cozinha dentro do calçado para tirar a umidade e impedir a proliferação de bactérias. Você pode deixar o sal atuando de um dia para o outro que já resolve superbem. Além disso, muitas pessoas lavam tênis, chinelos e outros calçados com vinagre e bicarbonato de sódio para tirar o chulé. Bem simples, né?

Matérias: Lavanderia

Ver mais