Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 materiais que você pode (e deve) limpar com detergente
Meu Lar 04/03/2019

6 materiais que você pode (e deve) limpar com detergente

Quando se trata de remover restos ou manchas de gordura, o produto mais indicado é o detergente. Afinal, ele é um dos desengordurantes mais eficientes que têm, só que muita gente acha que ele só pode ser usado na lavagem da louça. Mas para te provar que o detergente tem muitas outras funções, a gente listou alguns materiais nos quais você pode usar esse produto. Dá uma conferida!

1. Louças de cozinha

Ok, essa opção aqui todo mundo já sabe, mas é sempre bom lembrar: o detergente pode ser usado para lavar todo tipo de louça – panelas, pratos, copos, travessas, tábuas de madeira, talheres e todos os itens de cozinha, independente de qual seja o material. Ou seja, esse produto remove a gordura de superfícies de cerâmica, vidro, inox, plástico e por aí vai. Você só vai precisar de uma esponja para esfregar bem os utensílios e tirar a gordura. Só lembre-se de usar o lado macio da esponja quando a superfície for muito sensível (que é o caso das panelas antiaderentes).

2. Lentes de óculos

Para quem precisa lavar os óculos de grau (ou escuros) no dia a dia, é importante destacar que o detergente neutro é um dos melhores produtos para limpar as lentes. Isso porque ele tira bem todas as sujeiras e a gordura, sem deixar manchas nos óculos. O ideal é que você esfregue bem as lentes com os dedos e, depois, deixe o óculos debaixo da água corrente. Você vai ver que a limpeza vai ficar bem caprichadinha!

3. Fogão e outros aparelhos de cozinha

O detergente também é ótimo para remover gordura do fogão e de outros aparelhos de cozinha, como o exaustor. Uma boa dica é usar o lado macio da esponja (para não arranhar a superfície de inox) e, então, esfregar bem as bocas do fogão e toda a superfície do eletrodoméstico – inclusive a região próxima dos botões. Depois, é só passar um pouco de água e um pano seco para tirar bem a espuma.

Além disso, você também pode lavar outros aparelhos, como o exaustor (que é parecido com um ventilador) e também a parte externa da coifa ou depurador de cozinha. Neste caso, faça uma solução de água morna com detergente neutro para, então, aplicar diretamente no material, esfregando com uma esponja macia ou um paninho. Assim, você consegue remover bem a gordura da superfície.

4. Pisos e paredes de azulejos

Para remover a gordura das paredes ou do piso da cozinha, você também pode usar uma esponja com desengordurante. Isso porque os azulejos costumam acumular bastante gordura, tanto nas placas quanto na interseção delas. Por isso, lembre-se também de esfregar bastante os rejuntes, de modo a remover todas as sujeiras e a oleosidade. Para quem tem pisos de azulejos ou ladrilhos, essa também é uma ótima opção: use o detergente para esfregar bem o revestimento. Depois, é só passar um pano levemente umedecido para tirar o excesso de desengordurante.

5. Cadarços de tênis

Você sabia que dá para lavar os cadarços de tênis usando apenas água e detergente? Pois é, você só precisa preparar uma solução equilibrada de água morna + o desengordurante de sua escolha e, então, deixar os cadarços de molho durante alguns minutos. Depois, use uma escova para esfregá-los bem e deixe secar naturalmente.

6. Remover manchas em tecidos

Em alguns casos, o detergente também é usado para remover manchas em roupas e tecidos. Em geral, sujeiras envolvendo o óleo e outras gorduras de cozinha são bem mais difíceis de sair – por isso, você deve recorrer aos desengordurantes. O ideal é que você capriche bastante na limpeza, colocando uma boa quantidade de detergente no local da mancha. Esfregue bastante e, se necessário, deixe alguns minutos de molho.

Veja mais