Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar chulé do tênis, chinelo, sapatilha e outros sapatos: o guia definitivo
Meu Lar 08/12/2023

Como tirar chulé do tênis, chinelo, sapatilha e outros sapatos: o guia definitivo

Nada é mais desconfortável do que lidar com a descoberta de que nossos sapatos estão exalando o temido chulé. Mas sabia que, apesar de ser muito comum, é possível pôr fim ao mau cheiro dos calçados com algumas soluções bem simples e fáceis de se fazer?

E para te ajudar nessa jornada rumo a uma vida mais prática e sem incômodo, vamos te dar uma mãozinha – ou seria um pezinho? – com 12 dicas de como tirar chulé do tênis, chinelo, sapatilha e sapatos de uma vez por todas.

O que é bom para acabar com o chulé?

Antes de partirmos para nossas dicas práticas, que tal falarmos sobre o que causa o mau cheiro em nossos pés e calçados? Aliás, isso é bem importante: o chulé é causado por bactérias que se proliferam em ambientes quentes e úmidos e produzem substâncias que provocam um odor desagradável.

Em outras palavras, o que faz com que esse mau cheiro apareça é a transpiração, que fica ainda pior quando os pés ficam totalmente fechados por muito tempo. Mas calma que essa condição, também conhecida como bromidrose plantar, é simples e não representa riscos para a saúde. Agora sim, vamos às soluções?

Como tirar chulé do tênis, sapatilha, chinelo e outros sapatos?

Lavou o tênis e ficou com mau cheiro? Não sabe como tirar cheiro de tênis que molhou? Quer saber como tirar chulé do chinelo? Se você está cansado de se preocupar com o cheiro desagradável dos seus sapatos, aqui estão 12 dicas que vão ajudar você a como tirar chulé do tênis e outros calçados de forma rápida e eficaz:

1. Mantenha os pés limpos e secos

A principal dica é lavar bem os pés diariamente e lembrar de secá-los completamente, especialmente entre os dedos.

2. Lave os sapatos regularmente

Além disso, é fundamental manter os calçados sempre limpos. Para a maior parte dos tipos de sapatos, basta usar água morna e sabão ou detergente. Mas atenção, pois vale sempre checar qual é o jeito certo para o seu companheiro, como os de borracha, ok?

3. Use bicarbonato de sódio e vinagre

Uma das misturas mais eficientes e poderosas que existem, o vinagre com bicarbonato de sódio é uma combinação capaz de desinfetar e tirar o mau cheiro. Por isso, uma boa dica é lavar os tênis (incluindo as palmilhas) com essa solução.

Cabe destacar que o vinagre, em especial, é ótimo para remover cheiros fortes de tecidos e outros materiais. Por isso, borrife vinagre para tirar chulé de sapatilha, tênis, chinelo ou sapatos.

Você também pode usar o bicarbonato de sódio sozinho para remover o chulé – basta colocar uma colher desse produto dentro do calçado e, então, deixar atuando durante 24 horas.

Mão com luva de borracha tenta tirar chulé de tênis passando escova com mistura de bicarbonato de sódio no calçado

4. Utilize sal para remover umidade

Para tirar a umidade e tornar o meio inóspito para bactérias e micro-organismos, uma ótima solução é colocar sal de cozinha dentro dos sapatos. Coloque uma quantidade caprichada (uma colher de sopa cheia, por exemplo) e espalhe bem por toda a palmilha.

O ideal é que o sal fique atuando dentro do sapato por pelo menos 24 horas. Depois, é só tirar e usar os calçados normalmente.

5. Aplique talco antisséptico

Outro produto que ataca a umidade é a aplicação de talco nos pés, antes de calçar os sapatos. Assim, é possível absorver a umidade e reduzir as condições para a proliferação das bactérias.

6. Use meias de algodão

As meias absorvem o suor, mantendo os pés mais secos. Além disso, elas permitem que seus pés respirem, reduzindo a transpiração. Evite sempre meias de materiais sintéticos.

Mão usa pano para limpar um tênis de corrida que tem palmilhas absorventes, recurso que ajuda a tirar chulé de calçados

7. Faça uso de palmilhas absorventes

Palmilhas absorventes e de carvão ativado, por exemplo, podem ajudar a manter seus pés secos e sem odor. Elas absorvem a umidade e neutralizam o mau cheiro.

8. Utilize óleos essenciais antibacterianos

As fórmulas presentes nos óleos essenciais antibacterianos agem no combate aos micro-organismos, bactérias e fungos, além de evitar a transpiração nos pés, acabando com o mau cheiro. Para isso, basta gotejar algumas gotas dentro dos sapatos.

9. Congele os sapatos

A proliferação das bactérias acontece principalmente em ambientes quentes e úmidos. Por isso, congelar os calçados pode ser a saída. Coloque os sapatos em um saco plástico e deixe-os no congelador durante a noite para matar as bactérias.

Diante de uma larga pia, uma pessoa esfrega um par de sapatilhas com uma escova de cabo para tirar o chulé do calçado

10. Use cascas de limão e laranja

Cascas de frutas cítricas podem ser muito úteis para tirar odores. A dica é deixar as cascas de limão e laranja secarem bem. Depois, coloque algumas dessas cascas dentro de seus sapatos à noite e retire-as pela manhã.

11. Reveze os sapatos

Para combater o chulé, evite usar o mesmo par de sapatos todos os dias. Deixe-os arejar por ao menos 24 horas antes de usá-los novamente.

12. Deixe os sapatos ao sol

A luz solar é uma importante aliada para matar as bactérias. Aproveite o dia sem uso e deixe seus sapatos ao sol por algumas horas, sempre que possível.

Ao seguir essas dicas simples sobre como tirar chulé do tênis, sapatilha, chinelo e outros sapatos, você estará no caminho certo para se livrar de uma vez por todas desse problema.

Lembre-se de que a chave é manter os pés e os sapatos sempre limpos e secos. Seus pés e nariz agradecerão!

Veja mais