Limpeza

Vinagre e bicarbonato de sódio: por que essa mistura é tão eficiente?

Além de usar a receitinha vinagre e bicarbonato de sódio, tem gente que gosta de acrescentar limão para deixar a mistura ainda mais potente
Além de usar a receitinha vinagre e bicarbonato de sódio, tem gente que gosta de acrescentar limão para deixar a mistura ainda mais potente

Se você vive pesquisando formas eficientes de limpar alguma coisa muito provavelmente já se deparou com a misturinha vinagre + bicarbonato de sódio. Mas alguma vez já parou para se perguntar por que ela é tão eficiente assim? Para responder a essa pergunta nós preparamos uma matéria que conta também com dicas de onde usar essa combinação de ingredientes. Dá uma olhada:

Bicarbonato de sódio e vinagre, juntos, geram uma reação química

Se você já juntou esses dois ingredientes deve saber que na hora que eles entram em contato um com o outro uma espuma começa a borbulhar. Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico. A grande questão é que esse ácido carbônico imediatamente se decompõe, virando dióxido de carbono - que é o que forma as bolhas que nós vemos -, acetato de sódio e água.

Combinação é um potente desengordurante

Tudo bem, você já entendeu que a reação é poderosa, mas o que ela significa? Bem, o acetato de sódio funciona como um pequeno abrasivo, o que auxilia na eliminação sujeiras chatinhas. Além disso, é bom lembrar que a mistura também é composta por água, que é um solvente universal, e por isso também ajuda a acabar com manchas, por exemplo.

Por isso, podemos dizer que: bicarbonato de sódio + vinagre = um poderoso desengordurante. Sem falar que além de retirar a gordura ainda é capaz de matar as bactérias presentes no local, já que possui um pH baixo, o que significa que ainda ajuda a higienizar diferentes tipos de superfícies, como objetos e tecidos.

Base e ácido devem se neutralizar

Antes que acabarmos com a explicação química, vale frisar também que o bicarbonato de sódio é base, enquanto o vinagre é ácido. Portanto, ao serem combinados eles acabam se neutralizando. Só tem um porém: isso não vai ocorrer se a quantidade de bicarbonato usada na mistura não for tão grande assim, porque teremos mais ácido que base. Por isso, a dica é aplicar o bicarbonato na superfície que você quer limpar e depois ir passando o vinagre por cima com a ajuda de um pano limpo ou esponja macia. Claro que misturando diretamente também funciona, mas você corre o risco de não ser tão eficaz quanto poderia.

Além disso, tem gente que gosta de acrescentar o limão na mistura, o que também é eficaz, já que o ingrediente é ácido. Mas aqui é importante seguir a mesma lógica e colocar mais bicarbonato caso ele seja incluído, ok?

Onde usar o vinagre e o bicarbonato de sódio?

Bem, agora que você entendeu que essa mistura caseira pode ser uma verdadeira mão na roda para quem não tem um produto mais específico de limpeza a mãos, é hora de descobrir em que momentos a combinação pode ser usada. Antes de mais nada é importante frisar que o ideal é usar vinagre de vinho branco. Não que ele seja melhor, porque qualquer um funcionará perfeitamente bem, mas os de vinho tinto são mais escuros, e por isso sua tonalidade pode causar manchas, dependendo da superfície na qual ele for ser aplicado.

Por fim, uma boa forma de usar a mistura é aplicá-la em tecidos que estejam com manchas. Lembrando que também é preciso esfregar para se livrar delas, ok? Não é tão potente quanto um tira manchas, mas ainda assim é de grande ajuda e pode até resolver o problema. A combinação também é eficiente para se livrar do mofo e ainda para dar mais brilhos aos metais. Pode experimentar que não tem erro!

Matérias: Limpeza

Ver mais