Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Morango, limão e mais: como tirar manchas de frutas da roupa
Cuide Bem 24/05/2019

Morango, limão e mais: como tirar manchas de frutas da roupa

Ninguém merece se deparar com mancha de comida na roupa, né? Quando comemos frutas bem suculentas (morango, limão e laranja, por exemplo) fica ainda mais fácil se sujar. Mas como todo problema tem solução, esse caso não é diferente – com as dicas e os produtos certos é possível remover toda a mancha do tecido, sem deixar nenhum resquício. Para te ajudar, nós preparamos um passo a passo bem simples para tirar manchas de frutas das roupas. Confira e aprenda!

Regra básica: quanto antes você remover a mancha, mais fácil ela sairá

Aqui vai uma regra que é sempre bom manter na cabeça: quanto antes você se dedicar à limpeza da mancha, mais fácil ela sairá. Por isso, o ideal é que você lave a roupa com bastante urgência. Independente de qual seja a fruta, o processo de limpeza costuma ser o mesmo – usando basicamente vinagre e detergente. Confira o passo a passo a seguir:

1. Comece colocando a mancha debaixo da água corrente para tirar o excesso de sujeira. Passe um pouco de sabão neutro e esfregue com os dedos. Muitas manchas de frutas já costumam sair nessa primeira lavada;

2. Caso a mancha persista, será necessário preparar uma solução mais potente para a lavagem. Uma boa dica é misturar um pouco de detergente neutro na água quente. Deixe a mancha de molho por uns minutos, retire e lave normalmente;

3. Para fazer uma limpeza ainda mais profunda, coloque a região da mancha imersa em uma solução de água com vinagre branco e, depois, lave normalmente com água e sabão.

Obs.: Você também pode usar uma escova de dentes para esfregar pontualmente a região da mancha. Costuma funcionar superbem!

Pode usar produtos tira manchas?

A resposta para essa pergunta é sim! Existem tira manchas multiuso que servem para lavar muita coisa – inclusive, manchas de frutas e outros alimentos. Por isso, uma boa dica é também recorrer a esse produto. Aplique-o diretamente no local da mancha, deixe atuando por uns 15 minutos e depois lave normalmente.

Cuidado com as roupinhas de bebê

Não tem como evitar: manchas de frutas e comidinhas são muito comuns em roupas de bebê e crianças pequenas. Só que na hora de lavar, você tem que tomar cuidado com os produtos usados, pois alguns podem ser tóxicos e causar alergias nos pequenos. Vinagre e detergente, por exemplo, podem ser aplicados sem problemas. De qualquer forma, leia bem o rótulo antes de usá-lo.

Veja mais