Lavanderia

Como tirar mancha de tinta de cabelo da toalha e da roupa

Para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa o ideal é usar a combinação detergente e amônia e depois lavar normalmente
Para tirar mancha de tinta de cabelo da roupa o ideal é usar a combinação detergente e amônia e depois lavar normalmente

Quem tem o costume de pintar o cabelo em casa já deve ter se deparado com uma mancha de tinta na toalha ou até mesmo na blusa. Afinal, é muito difícil colorir os fios sem deixar escorrer uma gotinha sequer do produto, né? Só que ao contrário do que muita gente pensa, não é muito difícil remover mancha de tinta de cabelo do tecido - você só precisa das dicas e dos produtos certos. Para te ajudar, nós preparamos um passo a passo bem simples para resolver o problema. Confira e aprenda!

Tira manchas multiuso é sempre bem útil

Você já pensou em comprar um tira manchas multiuso para remover diferentes manchas em casa? Esse produto é indispensável em qualquer lavanderia, pois ajuda a tirar manchas de comidas, bebidas, sangue, suor e por aí vai. Para remover a mancha de tinta de cabelo você pode usar o mesmo produto. Mas lembre-se que, quando se trata de manchas, quanto mais depressa você limpar, mais facilmente ela sairá. Portanto, tente remover a tinta do tecido antes que ela seque completamente. Para isso, basta aplicar o tira manchas no local, esfregar com uma escovinha, esperar uns minutinhos e depois lavar a roupa normalmente (com água e sabão). Não tem erro!

Mistura detergente + amônia tira a mancha de roupas de algodão

Uma das melhores misturas para remover mancha de tinta de cabelo é a combinação detergente + amônia. Ela é bem fácil de fazer e também eficiente na hora de limpar o tecido. O modo de aplicação é bem simples: em um recipiente, coloque o detergente neutro, adicione uma colher de amônia e água morna. Deixe a roupa ou a tolha de molho por cerca de 30 minutos e, depois, retire e esfregue bem a mancha. Depois desse processo, é só lavar a roupa normalmente com sabão e colocar para secar.

Deixe de molho com sabão, vinagre e bicarbonato de sódio e depois esfregue

Você já deve ter ouvido falar na clássica misturinha vinagre + bicarbonato de sódio. Afinal, ela serve para limpar muita coisa - inclusive manchas de tinta de cabelo. O processo de limpeza é bem semelhante ao anterior - em um recipiente (bacia ou balde) prepare a mistura com água morna e coloque a roupa de molho. Você também pode deixar por cerca de 30 minutos e esfregar bem com as mãos ou até mesmo com uma escovinha de limpeza auxiliar. Depois, é só lavar a roupa com sabão.

Muitas pessoas usam spray de cabelo para limpar a tinta ainda molhada

Outra dica interessante - que muita gente tem o costume de fazer - é usar o spray de cabelo para remover mancha de tinta fresca. Esse processo também é simples, mas deve ser feito quando a tinta ainda estiver molhada no tecido. Aliás, o ideal é que você sempre limpe a mancha o quanto antes (até mesmo nas dicas anteriores que passamos), pois assim ela vai sair com mais facilidade. Neste processo, aplique o spray diretamente na mancha de tinta, deixe o produto secar e, na sequência, lave a roupa na água corrente com sabão de coco. Esse método também é supereficiente!

Matérias: Lavanderia

Ver mais