Lavanderia

Roupa com mancha de óleo tem salvação! Veja truques para remover completamente

Manchas de óleo podem sair com a ajuda do tira manchas ou do detergente neutro
Manchas de óleo podem sair com a ajuda do tira manchas ou do detergente neutro

Você está lá cozinhando feliz da vida até que respinga um óleo na sua roupa! Seja ele quente ou frio, a verdade é a peça vai ficar com aquela mancha engordurada que todo mundo odeia. A boa notícia é que você não vai precisar jogá-la fora por isso, porque com alguns truques a mancha de óleo na roupa vai desaparecer como se nunca tivesse algum dia estado lá. Quer saber como? Então se liga nas nossas dicas:

Tire o excesso de óleo com um papel toalha

Sabe quando a gente vai comer um salgado na rua e o guardanapo começa a ficar transparente devido ao excesso de óleo? Então! Assim que a roupa sujar pegue um papel toalha (ou mesmo um guardanapo, caso você esteja na rua) e tente tirar o excesso de gordura com ele. Se possível, coloque um pedaço de cada lado do tecido e pressione bem. O problema não vai se resolver 100%, mas ao menos ele será amenizado, o que irá facilitar a sua limpeza depois.

Sal e álcool funcionam bem em emergências

Se possível, esfregue também um pouco de sal na região, já que o ingrediente ajuda a retirar o excesso de óleo. Só não siga essa dica caso a roupa seja muito delicada, porque isso pode estragar o tecido de vez. O álcool também funciona muito bem em emergências: basta aplicar algumas gotas diluídas em água no local afetado e deixar o tecido absorver por alguns minutos. Se isso ocorrer na rua, assim que chegar em casa lave a roupa normalmente.

Aplique detergente neutro na mancha

Detergente não é usado para lavar a louça à toa: ele um ótimo desengordurante, e por isso perfeito para ser usado para retirar manchas de óleo. Aqui, não é preciso economizar: jogue bastante detergente neutro na área afetada - sem se esquecer de mais uma vez aplicar nos dois lados do tecido.

Finalize com água quente

Por fim, jogue água quente na mancha de óleo - dos dois lados, lembra? - e deixe de molho por 20 minutos. O processo, como você deve ter percebido, é bem parecido com o de lavar panelas que estão muito engorduradas. Por isso, se um dia precisar resolver o problema urgentemente tente pensar em como faria para tirar a gordura da sua louça que provavelmente vai dar certo!

Use o tira manchas para uma limpeza mais eficaz

Se mesmo após seguir todos esses passos a mancha ainda estiver lá o ideal é optar pelo tira manchas, que é mais eficaz justamente por ter sido criado para esse propósito. Neste caso, aplique o produto na área afetada, deixe de molho na água quente e depois leve na máquina de lavar - sempre respeitando as informações da etiqueta, claro. Se a roupa for muito delicada o ideal é que esse último passo seja feito à mão mesmo.

Não coloque a roupa para secar ao sol e nem passe

Altas temperaturas ajudam a fixar a mancha no tecido. Por isso, se por algum motivo ela não saiu de primeira evite colocar a roupa afetada para secar ao sol e não passe a área manchada em hipótese alguma! Às vezes não vemos que a mancha ainda está lá porque está bem fraquinha e o pano úmido acaba nos enganando. Na dúvida, deixe a peça secando em um local coberto e depois verifique se a mancha sumiu completamente. Se ela ainda estiver lá é só repetir o passo a passo que você já aprendeu.

Matérias: Lavanderia

Ver mais