Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 manchas comuns em roupas de bebês e como acabar com elas
Cuide Bem 01/07/2019

5 manchas comuns em roupas de bebês e como acabar com elas

Em qualquer fase da infância, lidar com as manchas nas roupas dos pequenos é um verdadeiro desafio. Eles estão conhecendo o mundo, as sensações, as cores e os alimentos, e com isso acabam transformando essas experiências em manchinhas nas peças de roupa — as deles e as suas! Por isso, nós separamos cinco cenários que são muito comuns nessa fase para ajudar as mamães e papais a resolverem esse problema. Dá só uma olhada!

Mancha de leite materno pode ser resolvida com receita natural

Essa dica vale tanto para as roupinhas dos bebês quanto para as mamães, que podem acabar manchando suas peças durante a amamentação. Nesse caso, o bicarbonato de sódio vai entrar de novo em ação, mas com o auxílio da água com gás. Essa é uma misturinha natural e muito comum na limpeza de roupas! Basta você polvilhar o bicarbonato sobre a mancha e, em seguida, despejar a água com gás. Depois de a espuma se formar deixe descansar por, no máximo, 1 minuto. Com a ajuda de uma escova de dentes, esfregue a manchinha e depois coloque direto na máquina de lavar. O bom é que o bicarbonato também ajuda a tirar o odor do leite materno!

Diga adeus às manchas e ao odor do cocô nas roupas dos bebês

Quem tem criança em casa sabe que é comum encontrar, de vez em quando, manchas de cocô que acabam vazando das fraldas ou durante a época do desfralde. Para lidar com essa situação, o principal é não deixar com que a mancha seque na roupa. O ideal é levar diretamente para o tanque, retirar o excesso e, em seguida, esfregar com sabão de coco. Se o cheiro persistir, você pode adicionar um pouco de vinagre branco que ajuda a tirar o odor. Depois, é só deixar a roupinha de molho e pronto, problema resolvido!

Roupas com manchas amareladas de guardada? Bicarbonato ajuda!

Ganhou uma roupinha usada ou deixou a do pequeno guardada durante muito tempo e quando foi usar ela estava com manchinhas amarelas? Essa é uma situação bem comum e — ainda bem — fácil de resolver. Aqui, quem vai entrar em ação é o grande aliado da limpeza: o bicarbonato de sódio! Você pode usá-lo sozinho ou fazer uma mistura de 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sal em 5 litros de água. Em seguida, deixe a peça de molho em água e lave no ciclo de roupas delicadas na máquina para tirar os resquícios. A roupinha do bebê vai ficar como nova!

Vinagre e limão são excelentes ajudantes na hora de tirar as manchas de comida

A partir dos 8 meses de idade a alimentação mais sólida já está sendo introduzida na rotina dos bebês e, daí para frente, é uma bagunça só! Como estão aprendendo a se alimentar, as manchas de comida se tornam frequentes nas roupinhas e babadores, mas calma que é bem fácil se livrar delas. Primeiro, quanto antes você começar a tratá-las mais sucesso terá. Para isso, molhe a peça com sabão neutro e água morna. Adicione um pouco de vinagre em cima da mancha — se quiser, pode usar limão aqui também — e esfregue com a ajuda de uma escova. Para finalizar, é só lavar normalmente a mão ou na máquina de lavar.

Nada de deixar as roupas encardidas: sujeiras do chão precisam de água com sabão!

A fase que os bebês começam a engatinhar é uma gracinha, né? Eles passam a desbravar cada cantinho da casa e, por consequência, as roupinhas saem todas marcadas com a sujeira do chão. Muitos pais tendem a passar a esfregar com mais força ou usar o ciclo de roupas pesadas nesse caso por se tratar de uma sujeira mais grossa, mas o truque mesmo é aumentar o tempo de molho. Primeiro, esfregue com cuidado apenas com água nas regiões que estão mais sujas e, depois, deixe em molho com água e sabão neutro para que ele aja tirando todo o encardido. Por fim, é só lavar como já está acostumado!

Obs.: Seja lá qual for a mancha que esteja tirando o seu sono, é bom lembrar que o tira manchas é o produto mais versátil para resolver sujeiras que não querem sair por nada. No caso das roupas dos pais é só aplicá-la e deixar fazer efeito pelo período indicado na embalagem. Já na dos bebês certifique-se com um pediatra antes que o pequeno não tem alergia a algum dos componentes do produto.