Lavanderia

Como tirar mancha de maquiagem da roupa

Tirar mancha de batom da roupa pode ser mais simples do que parece
Tirar mancha de batom da roupa pode ser mais simples do que parece

Quem tem o costume de se maquiar no dia a dia já deve ter sujado a roupa com base, batom, corretivo ou rímel em algum momento. Só que muitas pessoas acabam não dando a devida atenção e, depois, só colocam a roupa direto na máquina, sem antes tratar o local da mancha com os produtinhos certos. Então, para te ajudar a remover resquícios de maquiagem das roupas, nós preparamos um passo a passo bem simples. Spoiler: detergente de cozinha neutro é o melhor aliado!

Tente remover a mancha o quanto antes

Uma coisa é certa: quanto mais depressa você tratar a mancha, mais facilmente ela sairá. Depois de seca, a maquiagem fica bem mais difícil de sair - por isso, a melhor coisa que você pode fazer é tentar limpar a mancha o mais rápido possível! Além disso, também é necessário prestar atenção no tipo de tecido com o qual você está lidando. Afinal, algumas roupas são mais delicadas e não podem ter contato com certos produtos.

Solução água + detergente neutro para remover qualquer maquiagem

A melhor solução para remover manchas de maquiagem, sem dúvidas, é a mistura água + detergente neutro - bem simples, eficiente e fácil de aplicar. Para começar, você deve retirar o excesso de maquiagem presente na roupa. Para tal use um papel toalha seco e, depois, um umedecido. Assim, você já consegue tirar uma boa parte do cosmético.

Depois de tirar o excesso, molhe apenas o local da mancha, deixando o resto da roupa intacta. Coloque um pouco de detergente neutro e esfregue a região com uma escova de dentes velha (de preferência, uma com cerdas macias, para não danificar as fibras do tecido).

O lado bom dessa solução é que ela serve para limpar manchas de diferentes tipos de maquiagem - desde batom, até corretivo, rímel, blush e pó. No entanto, tenha em mente que a mancha pode não sair por completo depois dessa limpeza com o detergente. Neste caso, uma boa dica é também usar um pouco do demaquilante para remover os resquícios da maquiagem. Depois, basta colocar a roupa na máquina de lavar para que ela fique 100% limpinha.

Você também pode usar álcool para remover os resquícios de batom, blush e pó

O álcool também é uma boa alternativa para remover manchas de maquiagem do tecido. O ideal é que ele seja aplicado depois da limpeza com o detergente (apenas para remover os resquícios). Neste caso, não tem erro: deixe a blusa bem esticada e, então, despeje uma boa quantidade de álcool. Esfregue com uma escova de dentes ou com os dedos até que a mancha saia.

Cuidado com roupas de tecido delicado

Vale lembrar que nem todas as roupas podem ser limpas com detergente ou álcool. Peças de couro e de camurça, por exemplo, devem receber um tratamento especial. Neste caso, o ideal é que você use apenas um pano levemente umedecido (no caso do couro, fica mais fácil de remover manchas de batom, por exemplo). Além disso, existem limpadores específicos para esses tecidos especiais. Portanto, uma boa dica é também recorrer a eles.

Matérias: Lavanderia

Ver mais