Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Festa de fim de ano: como organizar a casa para receber os amigos
Meu Lar 23/12/2021

Festa de fim de ano: como organizar a casa para receber os amigos

Quando os últimos meses do ano vão chegando, nada mais comum do que começar a sentir ansiedade para as festas de fim de ano. Para curtir bastante esse período, é necessário certo planejamento para que a confraternização de fim de ano aconteça, principalmente se ela for na sua casa. Organizar qualquer festividade é prazeroso, mas também pode ser muito estressante. É preciso preparar tudo com antecedência, desde a lista de convidados até os itens de limpeza para deixar a casa brilhando antes e depois da festa. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para facilitar a organização da sua festa de fim de ano. Confira abaixo!

Lista de convidados é a primeira coisa que precisa ser feita para festa de fim de ano

A primeira dica para organizar uma celebração de fim de ano em casa é definir a lista de convidados com antecedência. Pode parecer estranho, mas é a partir de quem e quantas pessoas irão comparecer ao evento que a organização dele vai se estabelecendo. Isso irá te ajudar a planejar uma série de coisas da festa, incluindo o cardápio e a quantidade de comida.

O melhor de tudo é que hoje em dia, ser convidado e dar a confirmação para uma festa está super fácil. Tudo pode ser feito online e de forma prática. Mas é claro que existem aquelas pessoas especiais que não são tão ligadas à web e nestes casos, não custa nada recorrer ao bom e velho telefonema. O importante é sempre sinalizar o evento e pedir a confirmação para que a lista de convidados seja formada.

Festa de fim de ano: como organizar?

Quando falamos de qualquer tipo de confraternização de fim de ano, logo pensamos nos comes e bebes. Mas, por incrível que pareça, a organização da decoração vem antes. Afinal de contas, quando falamos de decoração, também estamos falando da louça, toalhas de mesa e outros utensílios importantes para que a festa seja feita. Com a lista de convidados pronta já será possível começar a planejar. Mesmo que seja uma celebração para poucas pessoas, conferir a quantidade de copos, talheres, travessas e pratos disponíveis é indispensável para que não ocorram problemas. Dependendo da quantidade de convidados, muitas vezes é mais interessante investir em descartáveis, ao invés de usar a própria louça de casa. Nesse caso itens como Copo descartável 400ml Qualitá, Prato de sobremesa descartável Qualitá e Prato de refeição descartável Qualitá devem fazer parte de sua lista para a preparação da festa de fim de ano.

Depois de pensar nessa questão, é válido partir para os preparativos da mesa, com os enfeites e arranjos para criar aquele clima agradável de festas de fim de ano. Dependendo da data da confraternização, é válido aproveitar os objetos decorativos do Natal para a decoração da casa. As estrelas douradas, pisca-pisca, laços prateados e outros objetos ajudam a fortalecer aquele clima de fim de ciclo. Usar arranjos com flores e plantas também é uma boa dica.

Comidas e doces para festa de fim de ano: atenção ao cardápio

A melhor ideia é investir em comidas típicas da época do ano para os pratos principais, como bacalhau, arroz, farofa, lentilha e pernil assado. Vale a pena também pensar em opções sem carne ou sem itens de origem animal, caso você saiba que algum convidado siga essas restrições. Os quitutes e entradas também são interessantes e algumas guloseimas como Kibe congelado, Coxinha congelada, Bolinha de queijo congelada e a Torta de palmito Qualitá podem ser ótimas para compor o cardápio. Além disso, também vale a pena investir em opções mais naturais como oleaginosas e frutas secas. Para incrementar ainda mais, sirva alguns petiscos com patês e queijos. A diversidade de bebidas também é um ponto importante, não se esqueça que existem pessoas que não gostam de bebidas alcoólicas e não deixe de investir em sucos de fruta e refrigerantes. A água a vontade também não pode faltar.

Festa: fim de ano pode precisar de mutirão de limpeza

Quem já organizou uma festa sabe que no final a bagunça costuma ficar bem grande, mesmo que os convidados sejam comportados. Se tratando de uma confraternização de fim de ano, vale a pena escalar alguns amigos para fazer um mutirão de limpeza no final da festa. Não tem porque ficar com vergonha de pedir a ajuda no final, afinal de contas final de ano deve ser comemorado com pessoas queridas e que podemos contar. Cuide para que todos os produtos de limpeza já estejam presentes na despensa de casa. Na sua listinha de produtos de limpeza não podem faltar:

  • Pano de chão Qualitá 3 un
  • Limpador Multiuso Flores do Campo Qualitá 500ml
  • Desinfetante lavanda Qualitá 2L
  • Papel higiênico Folha tripla Qualitá 24 rolos
  • Álcool Líquido 70° Qualitá 1L
  • Sacos para lixo Antibacterianos Qualitá 15L