Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Checklist da ceia de Natal: o que comprar e qual a quantidade ideal para servir bem os convidados
Meu Lar 14/12/2018

Checklist da ceia de Natal: o que comprar e qual a quantidade ideal para servir bem os convidados

O Natal é uma das épocas mais gostosas do ano, né? Tem todo aquele clima de festa, confraternização, paz e presentinhos (não tem quem não goste!). Mas a melhor parte, com certeza, é quando todos se sentam à mesa para saborear as comidinhas da ceia. E, para que você prepare um jantar bem caprichado e com tudo que tem direito, a gente resolveu fazer uma listinha amiga com ideias de pratos, sobremesas e bebidinhas que não podem faltar – assim como dicas para acertar na quantidade de comida. Dá uma conferida e mão na massa!

O banquete só fica completo com o pernil e o peru

Existem algumas comidinhas típicas que não podem faltar de jeito nenhum na ceia de Natal. O peru e o porco, por exemplo, são alguns dos protagonistas dessa época: preparados no forno junto com batatas e outros temperos, eles vão deixar todo mundo com água na boca e ainda dar um toque a mais na decoração da mesa. Uma boa dica é servi-los com acompanhamentos decorados: arroz à grega, farofa e uma saladinha bem diversa, com folhas verdes e até mesmo pedaços de manga. Para complementar a ceia, também é comum servir chester e tender – um tipo de frango e de presunto, respectivamente. Você pode comprar um de cada e assar no forno, junto com o pernil.

Mas se você também curte a gastronomia portuguesa (e não é lá muito fã de carne de porco) aqui vai uma dica infalível: pratos com bacalhau e batatas também são ótimos para essa jantinha do dia 24. Você pode fazer uma travessa grande com bastante azeite, cebolas e azeitonas para temperar o bacalhau. Para não errar na quantidade, a nossa dica é fazer um cálculo pelo número de pessoas: estimule entre 200 g e 250 g de carne para cada um, de modo que será necessário cerca de 4 kg ou 5 kg no total – que você pode dividir entre pernil, chester, tender e bacalhau. Com um pouquinho de tudo, a ceia vai ficar bem completa e colorida, do jeitinho que o Natal merece!

Você também pode preparar um banquete natalino vegano

Você sabia que dá para fazer uma ceia incrível apenas com pratos veganos? Pois é, além das clássicas opções com carne, existem comidinhas mais naturais e livres de origem animal que são bem saborosas. A lentilha, por exemplo, tem tudo a ver com esse momento do ano: significa sorte, riqueza e abundância. Por isso, muita gente também costuma comer lentilhas no dia de Réveillon. Na ceia de Natal, essas leguminosas vão harmonizar superbem com o arroz à grega e a farofa, então prepare pelo menos 1 kg que já vai fazer bastante sucesso.

Para agradar os convidados veganos, você também pode preparar uma quiche de pupunha (fica deliciosa!) Ou até mesmo um escondidinho de legumes. Assim, a ceia vai ficar bem mais colorida e com opções pra todo mundo. As castanhas, nozes e outras oleaginosas também têm tudo a ver com o Natal: podem temperar os pratos ou servir de tira gosto antes do jantar. Fica a dica!

Bebidinhas clássicas para esse momento especial do ano

A parte mais fácil é escolher as bebidas que estarão disponíveis nesse cardápio natalino. Como em toda boa festa, os refrigerantes não podem faltar: harmonizam superbem com os pratos e são poucas as pessoas que não gostam. Mas, se você está pensando em algo mais sofisticado, a nossa dica é investir em garrafas de vinho e champanhe, assim como sucos caseiros para as crianças.

E para que não falte bebida para ninguém, você pode calcular da seguinte maneira: uma garrafa de vinho ou espumante costuma servir quatro pessoas. No caso do refrigerante, você deve pensar em 500 ml (ou um pouco mais) para cada um. Então, se você for receber 10 convidados, uma boa dica é comprar 6 litros de refri. Desse jeito, pode ter certeza que vai ter bebida para todo mundo!

Não se esqueça das sobremesas

Mesmo depois de comer todo aquele banquete de comidas deliciosas, não tem como abrir mão das sobremesas natalinas. Nesse quesito, o panetone é o primeiro item que vem na nossa mente! Ele é um tipo de pão que pode ser recheado com diferentes ingredientes: chocolate, frutas secas e até mesmo uvas passas. Mas, se você quer preparar algum doce especial, a nossa dica é apostar em uma mousse de maracujá, limão ou qualquer outra fruta. O pavê de chocolate também faz a alegria das crianças e é bem fácil de preparar: você pode fazer uma receita com creme de leite, barra de chocolate, leite condensado e biscoitos.

Em relação à quantidade, pense que, no caso da mousse, o ideal é que cada pessoa possa comer pelo menos uma taça. Já quando falamos do pavê é melhor calcular quantas fatias você pode tirar da sua travessa e ver mais uma vez se tem ao menos uma para cada convidado. Pode apostar que qualquer um desses doces vai fazer bastante sucesso!

Que tal decorar com alguns enfeites natalinos?

Além de toda fartura de alimentos, sobremesas e bebidas, a nossa dica é que você também compre alguns enfeitinhos natalinos. Isso porque a ambientação vai fazer toda diferença: toalhas vermelhas, frutas decorativas e até mesmo enfeites de Papai Noel vão tornar essa noite de Natal muito mais divertida. Aliás, você não precisa esperar o dia da ceia para encher a casa com enfeites natalinos. O mês de dezembro inteiro já traz todo esse clima de festas e confraternização – então, corre para montar a sua árvore e compre alguns enfeites para decorar a mesa. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que a sua noite de Natal vai ser inesquecível!

Veja mais