Alimentação

Farofa de natal: 3 formas de fazer o acompanhamento preferido da ceia

  
 
 
  
 Bacon, calabresa e temperos como a pimenta do reino vão encher sua farofa natalina de sabor e aroma!
Bacon, calabresa e temperos como a pimenta do reino vão encher sua farofa natalina de sabor e aroma!

Não importa se você prefere comer peru, frango ou pernil nas festas de fim de ano: qualquer prato só fica completo quando acompanhado por uma farofa de Natal feita no capricho. Feita farinha de mandioca, farinha de milho ou até mesmo com tapioca, a farofa é uma das comidas preferidas dos brasileiros em qualquer ocasião. As receitas de farofas para o Natal são mais incrementadas que as que costumamos fazer em casa no dia a dia, mas isso não significa que seja difícil prepará-las. Continue lendo e aprenda 3 maneiras de fazer uma farofa de Natal especial.

Farofa de Natal simples leva uva passa e cenoura

Nada como aproveitar ingredientes que já fazem parte do universo natalino na hora de fazer uma farofa para ceia de Natal! O toque adocicado da uva passa cai super bem nessa preparação que leva menos de 20 minutos para ficar pronta e não contém glúten. Veja como fazer:

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de Farinha de milho flocada Qualitá, 3 colheres (sopa) de Azeite extra virgem português Qualitá, 2 colheres (sopa) de Alho e cebolas picados Qualitá, 2 colheres (sopa) de Uva passa escura sem semente Qualitá, 50g de Azeitonas verdes fatiadas em conserva Qualitá, ½ xícara (chá) de Cenoura Qualitá, Sal, Pimenta do reino em pó Qualitá e Ervas finas Qualitá à gosto.

Como fazer: Refogue o alho, a cebola e a cenoura no azeite. Adicione a farinha de milho, misturando ao refogado. Em seguida, misture as azeitonas e as passas escuras. Finalize adicionando os temperos.

Farofa de Natal com bacon é um clássico que todo mundo adora

O bacon é campeão em aroma e sabor quando o assunto é farofa. O ingrediente tem uma gordura que é perfeita para a preparação. Em ocasiões especiais como essa, a dica é incrementar a farofa de bacon com frutas secas, como nozes e castanhas. Vem ver como fazer!

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de Farinha de mandioca branca Qualitá, 100g de Bacon em cubos Qualitá, 100g de Cebola picada com sal Qualitá, 100g de Manteiga com sal Qualitá, 50g de Damascos secos Qualitá picados, 50g de Nozes sem casca Qualitá picadas, 50g de Castanhas do Pará sem casca Qualitá picada e sal à gosto.

Como fazer: Doure o bacon e a cebola na manteiga. Acrescente os damascos, cozinhando um pouco para amaciá-los. Adicione as castanhas, as nozes e continue mexendo enquanto acrescenta a farinha aos poucos. Acerte o sal e está pronta sua receita de farofa para o Natal.

Farofa de natal com bacon e calabresa: turbine a receita

Uma variação que agrada bastante é a farofa de Natal com bacon e calabresa, ainda mais caprichada. Basta fatiar e fritar 1 gomo de linguiça tipo calabresa Qualitá no azeite ou na manteiga, junto com o bacon. Para incrementar o sabor, experimente picar um pouco de cada cor do Pimentão tricolor Qualitá para temperar o prato. Fica ótimo!

Farofa de Natal crocante: conheça as opções que a Qualitá preparou para você

Não existe nenhum mistério sobre como fazer farofa de Natal, mas se você está com o tempo curto e prefere se dedicar a outros preparos importantes para a ceia, como o salpicão ou o tender, não tem problema! Basta escolher um dos sabores da Qualitá! Veja duas sugestões:

Farofa de mandioca pronta apimentada Qualitá: feita com farinha de mandioca biju, essa farofa vai abrir o apetite de toda a sua família graças às pimentas presentes em sua receita.

Farofa de milho pronta tradicional Qualitá: para quem não abre mão da crocância do milho ou precisa evitar o glúten presente na farinha de mandioca, essa é melhor escolha!

Matérias: Alimentação

Ver mais