Lavanderia

Como desencardir roupa branca

Para desencardir roupa branca com bicarbonato ou vinagre, basta colocar a peça de molho com um dos dois produtos e esperar agir até as manchas amarelas clarearem
Para desencardir roupa branca com bicarbonato ou vinagre, basta colocar a peça de molho com um dos dois produtos e esperar agir até as manchas amarelas clarearem

Apesar de serem itens básicos do guarda-roupa e combinarem com diferentes tipos de looks, camisas, calças e peças de roupas brancas em geral ficam encardidas com o passar do tempo. Basta usar algumas vezes no calor para começar a se estressar com as manchas amareladas. Mas aqui vai uma boa notícia: usando os produtos certos e apostando em bons truques de lavanderia é possível desencardir a peça em apenas alguns minutos. Quer saber como? Dá uma olhada na matéria e aprenda como desencardir roupa branca sem mistérios!

Como desencardir roupa branca com bicarbonato e vinagre?

Sabia que o vinagre e o bicarbonato de sódio são dois agentes clareadores? Usados na lavanderia para desencardir as roupas e tirar manchas amareladas, os ingredientes são especialistas em deixar a peça novinha em folha. Eles ajudam, inclusive, a tirar o cheiro de suor nas axilas das roupas!

Para desencardir roupa branca com bicarbonato, basta deixar a peça de molho em um balde com água morna, acrescentar um pouquinho de alvejante sem cloro e 1 colher (sopa) do produto. Deixe de molho até perceber que as manchas amarelas clarearam e, em seguida, enxágue a roupa no tanque com detergente neutro. Para ajudar a intensificar o aspecto branco da roupa, lembre-se de estender a peça no sol!

Já para desencardir a roupa branca usando o vinagre, o truque de limpeza é ainda mais rápido: basta colocar as peças amareladas de molho com 1 litro de água (não precisa ser morna) e 1 xícara de vinagre branco. Em seguida, enxágue normalmente usando detergente e deixe a peça secar no sol.

Para desencardir roupas brancas mais resistentes aposte na água sanitária

Embora seja um produto extremamente eficaz para clarear manchas em geral, a água sanitária deve ser manejada com cuidado na hora lidar com as roupas brancas, mas é ideal para as peças amareladas mais resistentes.

Para não correr o risco de danificar a roupa, você deve aplicar o produto diretamente sobre a mancha de e esfregar suavemente com uma escova macia usando luvas de proteção. Depois, é só lavar a peça normalmente e deixar secar ao sol.

Em casos de tecidos mais delicados, como seda, lã, e tricô, deixar a peça de molho em uma solução de 1 litro de água sanitária + 1 xícara de açúcar pode ajudar a resolver o problema. Basta esperar 30 minutos e lavar normalmente com sabão de coco em pó.

Opte pelo sabão de coco em pó para clarear roupa branca levemente encardida

Lavar a peça branca pouco encardida apenas usando sabão de coco em pó (ideal para roupas delicadas) pode ser o suficiente para lidar com o problema. Nesse caso, tudo o que você precisa é colocar a peça na máquina com o produto + 1 copo de álcool líquido e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio (opcional). Quando acabar, estenda a roupa no sol e veja o resultado!

Matérias: Lavanderia

Ver mais