Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar roupas delicadas evitando que o tecido estrague
Cuide Bem 12/11/2019

Como lavar roupas delicadas evitando que o tecido estrague

Muitas pessoas acreditam que o ato de lavar roupas é simplesmente jogá-las na máquina. Ledo engano! O processo de lavagem é árduo e pode ser influenciado pelo tipo de tecido ou coloração das roupas – mesmo com todas as tecnologias de hoje em dia. Por isso, vale a pena tomar certos cuidados com as mais delicadinhas e evitar danos! Dá uma olhada nas dicas que a gente separou!

Verifique se a sua máquina tem o modo ‘delicado’

A máquina de lavar é realmente uma mão na roda. Por isso, antes de abordar qualquer dica que envolva lavar roupas à mão (eu sei o quanto você quer evitar isso!), a sugestão é ativar o modo delicado da sua máquina. Ele tem uma velocidade de centrifugação apropriada, o que diminui o atrito entre as peças.

Utilize sacos protetores

Uma outra opção é utilizar os sacos de lavagem. Eles são extremamente práticos e fáceis de usar, além de também diminuírem o atrito. Basta colocar uma peça por vez e não se esquecer de fechar bem o saquinho!

Separe as roupas por cor e tipo de tecido

O processo de pré-lavagem é tão importante quanto a lavagem em si. Antes de qualquer coisa, separe as roupas brancas das hipercoloridas ou pretas. Isso é fundamental! Se reunidas, elas podem provocar danos irreversíveis e manchar todas as suas roupas (principalmente as branquinhas).

Peças de seda, lã e tricô merecem um cuidado especial

Nessa parte não tem como evitar: você deve lavar todos esses tipos de roupas à mão, e de preferência com um sabão neutro ou de coco (eu avisei que essa hora chegaria)! Inclusive, o mesmo vale para as blusas de renda ou que possuem bordados. Todas estas peças são as mais delicadas e exigem uma atenção maior.

Dica bônus: use bicarbonato de sódio

O bicarbonato já se provou ser um ótimo aliado das tarefas diárias: ele é útil na limpeza da casa, na preparação de alimentos e, como você vai descobrir agora, no processo de lavar roupas. Há duas principais formas de uso: a primeira é fazer uma solução da substância (bicarbonato + água) e colocar as roupas de molho da noite pro dia (processo de pré-lavagem). Por combater bem a sujeira e o mau cheiro, o bicarbonato vai deixá-las mais limpinhas. A segunda forma é adicionar meia xícara da substância durante o ciclo de lavagem – e sobre a água, para que se dissolva. Isso também vai ajudar no processo de limpeza!