Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Roupa suja após a lavagem: 5 dicas do que fazer nessa situação
Cuide Bem 30/03/2022

Roupa suja após a lavagem: 5 dicas do que fazer nessa situação

Uma das maiores decepções nos cuidados domésticos é quando a roupa sai suja da máquina de lavar. Esse tipo de situação é bastante comum e pode acontecer por diversas razões, mas as mais comuns são: falta de limpeza na máquina de lavar, a escolha de um tipo de ciclo não adequado ou a quantidade excessiva de peças por vez. Para evitar que a roupa ainda esteja suja ou esteja cheirando mal quando a máquina terminar a lavagem, reunimos algumas dicas de como lavar roupa para que você tenha peças limpinhas e cheirosas ao final de cada ciclo.

Deixe a sua máquina de lavar sempre limpa

A sua máquina de lavar também precisa ser limpa para que a lavagem das roupas seja eficaz, retirando toda a sujeira dos tecidos e deixando um cheiro bom. Por isso, é importante que você saiba como limpar a máquina de lavar roupa e fazer essa limpeza pelo menos uma vez ao mês.

A boa notícia é que essa tarefa é muito prática: basta encher o tambor da máquina com água morna, adicionar vinagre (cerca de 500 ml ou um litro, dependendo do tamanho da lavadora) e colocar para bater em no ciclo rápido. Se o seu aparelho tiver um modo específico para a limpeza do tambor, pode escolher essa opção. Limpe também o dispenser da máquina, onde você coloca os produtos de limpeza. Você pode utilizar água sanitária ou álcool para higienizar essa parte do eletrodoméstico.

Coloque apenas a quantidade indicada de peças por vez

Cada máquina de lavar roupa comporta uma quantidade máxima de peças, geralmente indicada por peso. Por maior que o tambor seja, não é indicado enchê-lo completamente, o que pode afetar a lavagem. Quando a quantidade de roupas na máquina é excedida, não sobra espaço para que as peças se movimentem e sejam limpas corretamente. Por isso, o ideal é seguir as indicações de cada máquina e reservar algum espaço dentro do tambor.

Utilize os produtos adequados para lavar a roupa

Pode parecer óbvio, mas utilizar apenas produtos indicados para lavar roupa é imprescindível para que as peças sejam devidamente limpas. Nada de utilizar sabão de coco ou sabão neutro em barra na máquina de lavar ou você vai acabar deixando a roupa suja e seu aparelho também. Por isso, utilize apenas sabão específico para máquina de lavar – em pó ou líquido – e amaciante. O sabão de coco em barra e o glicerinado são indicados para lavar roupas apenas manualmente.

Tenha atenção à quantidade de produtos que você usa para lavar roupa

O uso excessivo de amaciante e sabão em pó é um dos principais fatores do acúmulo de sujeira na máquina de lavar. Esses produtos acabam ficando retidos no tambor quando usados de forma exagerada, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, é importante utilizar apenas a quantidade necessária de produtos. Geralmente, os itens de limpeza já vem com a indicação da quantidade para usar.

Faça uma pré lavagem nas roupas antes de colocar na máquina de lavar

Você sabe como fazer uma pré lavagem de roupas? Esse passo pode ajudar a evitar que elas saiam ainda sujas da sua máquina. Antes de colocar as peças na máquina de lavar, separe-as por cor, tipo de tecido e nível de sujeira (se estão manchadas, encardidas ou não). No caso das roupas que precisam de uma lavagem mais intensa, coloque-as de molho em água morna com um pouco de sabão para pré lavagem para fazer com que manchas e sujeiras mais grossas saiam com facilidade. Dessa forma, você garante que a sua máquina conseguirá remover todas as impurezas e fazer uma lavagem mais profunda.