Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pré-lavagem: o que é e por que fazer
Cuide Bem 20/10/2021

Pré-lavagem: o que é e por que fazer

Fazer a pré lavagem das roupas para tirar manchas e sujeiras mais profundas é uma etapa importante, sabia? Para facilitar essa tarefa, existem alguns produtos que são muito úteis e não podem faltar na lavanderia – como detergente pré-lavagem, tira manchas e a clássica combinação de vinagre com bicarbonato de sódio, que tem alto potencial desengordurante e consegue remover diferentes sujeiras. Quer saber como fazer pré-lavagem de forma simples no dia a dia? É só continuar lendo!

Afinal, o que é pré-lavagem?

A pré-lavagem de roupas, como o nome já sugere, é a etapa que deve preceder a lavagem na máquina ou no tanque. Ela serve para tirar manchas pontuais ou sujeiras mais profundas – como o aspecto de encardido que costuma ficar em panos, toalhas, lençóis e outras peças. O processo de pré-lavagem também é responsável por garantir uma higienização mais profunda, eliminando possíveis fungos, bactérias e outros microrganismos do tecido. Por isso, inclusive, essa etapa é indispensável para estabelecimentos como hospitais, restaurantes, hotéis e pousadas.

Como fazer pré-lavagem de roupas sem erros

Para fazer a pré-lavagem de forma correta, é muito importante tomar cuidado com os produtos utilizados. Afinal, alguns tecidos são mais delicados – como os de seda, linho, lã e nylon – e não podem ser lavados com substâncias muito agressivas. Antes de tudo, lembre-se de ler a etiqueta de cada roupa e também as informações presentes na embalagem do produto que você pretende usar. Assim não tem erro!

1. Deixe a peça de molho com o detergente pré-lavagem

Para tirar aquele aspecto sujo das roupas e eliminar manchas com facilidade, encha o tanque (ou uma bacia) de água e despeje um pouco do detergente pré-lavagem Qualitá, que serve tanto para peças brancas quanto coloridas. Deixe de molho por no máximo 15 minutos e, depois, esfregue bem com as mãos. Você também pode usar uma escova para lavagem (pode ser uma de dentes velha) para remover sujeiras mais pontuais.

2. Aplique o tira manchas nas sujeiras mais resistentes

Caso o detergente pré-lavagem não tenha sido suficiente para remover algumas sujeiras, o ideal é partir para o produto tira manchas, que é bastante eficiente. Lembre-se de ler as instruções presentes na embalagem para seguir o passo a passo à risca.

Aqui, você também pode fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio, que é ótimo para remover manchas de sangue, bebidas e outras. A cada colher de bicarbonato, adicione duas de água e misture. Depois é só aplicar no local, deixar atuando por uns 20 minutos e prontinho!

A combinação de vinagre branco com bicarbonato também é supereficiente e deve ser usada nessa etapa de pré-lavagem. Misture 150 ml de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato e adicione 200 ml de água. Depois de agitar a solução, aplique no local sujo deixe atuar por entre 20 e 30 minutos. Esfregue e parta para a próxima etapa!

3. Enxágue as roupas e as lave em seguida

Depois de fazer a pré-lavagem das roupas, você deve enxaguar e partir para a lavagem com sabão ou detergente neutro. Essa também é a hora de usar um pouco de amaciante para dar um toque perfumado e também amaciar as fibras do tecido. Mas, caso você vá lavar toalhas (de banho, rosto etc.) prefira usar vinagre no lugar do amaciante, ok? Por fim, é só enxaguar e estender as peças.