Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 tipos de manchas e como tirá-las: o guia ninja de como cuidar das suas roupas sujas
Cuide Bem 27/09/2018

7 tipos de manchas e como tirá-las: o guia ninja de como cuidar das suas roupas sujas

As manchas são um perigo e ninguém está livre delas. Afinal, por mais que você não misture roupas coloridas com brancas e use os produtos de limpeza corretos a própria vida se encarrega de deixar aquele ketchup pingar na calça ou fazer a manga do casaco esbarrar na comida gordurosa. Mas você não precisa deixar de usar alguma roupa por conta desses pequenos acidentes. Nós temos técnicas infalíveis para você se livrar de vez de 7 tipos de manchas diferentes que possivelmente perturbam a sua vida.

É possível limpar as manchas de café

Quem não consegue viver sem aquele cafezinho também pode ser vítima das manchas. E como brasileiro adora a bebida, esse acidente pode acontecer a qualquer hora, o que significa que suas roupas preferidas estão em constante perigo. Mas se caiu um pouco do líquido nela, não se desespere! Esfregue a região com gelo o quanto antes, ou então, se estiver em casa, com água misturada com bicarbonato de sódio.

Caso você esteja ocupado e a mancha seque, utilize um pano úmido com álcool ou vinagre branco e esfregue o local. Lembrando que o tira manchas é o produto ideal para se livrar do problema, essas são apenas técnicas caseiras para o caso de você não ter um em mãos no momento do acidente.

Manchas de caneta são fáceis de remover

A tinta de caneta é uma vilã – quem tem filho na alfabetização sabe exatamente do que a gente está falando. As crianças descobrem o prazer de rabiscar tudo, inclusive a própria roupa. Mas mantenha a calma, porque as manchas podem ser removidas. Misture um pouco de leite com álcool e esfregue a região com uma escova macia. Você também pode molhar o algodão no sabão ou no suco de limão e aplicar sob a marca.

Não use água quente para retirar vinho da roupa

Um vinho tinto sempre cai bem. O problema é quando ele cai – literalmente – na sua roupa. Caso isso aconteça, não use água quente, porque o calor faz com que a bebida fixe no tecido. O ideal é colocar um guardanapo em cima do líquido – sem esfregar – para tirar o excesso. Em seguida, lave com água e sabão. Colocar uma porção de sal em cima da mancha também pode ajudar a remover um pouco da bebida. Já quando a mancha está seca você pode aplicar vinagre branco misturado com água ou o próprio tira manchas mesmo.

Como retirar manchas de sangue, urina e vômito

As manchas biológicas são difíceis de sair e o cheiro vai ficando desagradável ao longo do tempo. Mas não se desespere, é possível remover as de sangue, urina, vômito de forma descomplicada. Para isso basta colocar as peças de molho em água fria e sal. Em seguida, esfregue bem com a ajuda de um sabão neutro. Depois é só lavar o resto da roupa normalmente.

Aprenda a remover a maquiagem do tecido

Aquela maquiagem diária não precisa se tornar uma dor de cabeça. Caso ela manche a sua roupa, basta aplicar álcool na área afetada e depois lavar normalmente. Mas se o borrão foi feito com batom em tecido for branco a dica é esfregar gelo e detergente de cozinha. Já no caso das roupas coloridas, use acetona.

Dicas para retirar as marcas de suor e desodorante

O calor também assombra algumas pessoas, porque o suor e o desodorante deixam marcas em várias roupas. Mas temos a solução para que isso deixe de ser um problema! Antes de lavar aquela peça suada, deixe ela de molho na água misturada com vinagre branco. Para aquelas regiões manchadas de desodorante, esfregue com uma esponja umedecida com água oxigenada.

Mas se a mancha for antiga e você só descobriu essa técnica agora, não se preocupe. Misture bicarbonato de sódio com limão até fazer uma pastinha. Depois, aplique no local e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, coloque de molho na água com sabão e lave normalmente.

Remova as manchas de roupas guardadas

Aquelas roupas guardadas no fundo do armário há muito tempo são um perigo. As peças que possuem botões metálicos e zíper, por exemplo, podem ficar manchadas de ferrugem. Se esse for o caso, coloque sal sobre a região manchada e pingue algumas gotas de limão. Depois, deixe a peça no sol em uma bacia com água. Por fim, retire a roupa antes que a água seque e enxágue.

Veja mais