Lavanderia

Produtos de lavanderia para máquina de lavar roupa: a lista essencial

É importante comprar produtos de lavanderia (como lava roupas líquido, sabão em pó e amaciante) para deixar a despensa sempre completa
É importante comprar produtos de lavanderia (como lava roupas líquido, sabão em pó e amaciante) para deixar a despensa sempre completa

Você já se perguntou quais são os produtos de lavanderia que nunca podem faltar na sua despensa? Para lavar roupas coloridas, brancas, delicadas (de seda, linho ou com renda, por exemplo) ou para remover manchas mais difíceis é sempre importante recorrer às soluções corretas. O tira manchas, por exemplo, costuma ser a melhor opção para remover sujeiras profundas sem danificar os tecidos. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos uma lista de produtos para usar tanto na máquina de lavar roupa quanto no tanque. Dá uma conferida!

1. Lava roupas líquido é ótimo para lavar roupas delicadas

Por ser uma versão mais suave (menos agressiva) de sabão para lavanderia, o lava roupas líquido é perfeito para lavar peças delicadas - de lã, seda, linho, tricô, com rendas ou bordadas, por exemplo. Além de diluir mais facilmente na água, esse tipo de produto não deixa resíduos nas roupas, evitando que o tecido fique desgastado ou desbotado com o tempo.

Para lavar esse tipo de roupa, o ideal é primeiro diluir o lava roupas na água, deixá-las de molho por uns 15 minutos e, depois, esfregar sem fazer muita força. Por fim, basta enxaguar e estender. Não tem muito erro!

2. Sabão em pó consegue fazer uma lavagem mais profunda nas peças

Quando se trata de fazer uma lavagem profunda e remover sujeiras mais pesadas, o ideal é usar o sabão em pó. Isso porque os grãos desse tipo de sabão conseguem agir melhor sobre as manchas. Por isso, inclusive, ele é a melhor opção para desencardir roupas brancas ou coloridas.

Uma boa dica é também diluir o sabão em pó na água e deixar as peças de molho por uns 15 minutos antes de lavar. Você também pode apenas depositar o sabão direto no compartimento da máquina de lavar para que a etapa seja mais rápida e menos trabalhosa. Fica por sua conta!

3. Sabão glicerinado neutro tem pH neutro e é ótimo para lavar roupas de bebê

Caso você queira lavar roupas de bebê ou peças muito delicadas à mão, outra ótima dica é recorrer ao sabão glicerinado neutro. Ele vem em barra, tem um cheiro suave e um pH neutro, sendo ótimo para lavar roupas de quem tem alergias ou pele mais sensível, por exemplo. Esse tipo de sabão também é ótimo para remover sujeiras mais pontuais - você pode esfregá-lo em partes específicas do tecido, por exemplo, e é bem fácil de enxaguar.

4. Amaciante deixa as peças mais macias e cheirosas

Você sabia que o amaciante também é considerado um produto de lavanderia essencial? Ele é o responsável por deixar as peças macias, cheirosas e ainda pode ser usado para outras finalidades - para lavar pisos, vidros, espelhos, carpetes e até para preparar aromatizadores caseiros.

Vale destacar, ainda, que existem diferentes tipos de amaciante que demandam usos específicos. O concentrado, por exemplo, precisa ser diluído em uma quantidade maior de água e, por isso, apresenta um melhor rendimento. Já o amaciante para bebê é mais suave e tem um perfume menos intenso que os demais. Por isso, uma boa dica é ter sempre na despensa ao menos um tipo de amaciante para utilizar no dia a dia.

Na hora de lavar, no entanto, é importante que você não despeje o amaciante direto nas roupas - pois isso pode acarretar até mesmo em manchas no tecido. Caso você vá fazer uma lavagem na máquina, basta despejar o produto no compartimento específico e deixar a lavadora cumprir o ciclo de lavagem.

Se a ideia for lavar as peças à mão, utilizando o tanque, é necessário lavá-las primeiro com o sabão. Depois, encha o tanque novamente com água, dilua o amaciante e, então, deixe as roupas submersas por alguns minutos. Depois é só enxaguar e prontinho!

5. Detergente pré-lavagem ajuda a remover sujeiras mais intensas das roupas

Você sabia que a pré-lavagem das roupas é uma etapa bem importante? Dessa forma, é possível remover sujeiras profundas com mais facilidade e até tirar manchas sem fazer muito esforço. Nesse caso, o detergente pré-lavagem é a melhor opção! Ele consegue tirar aquele aspecto de sujo e atuar sobre diferentes manchas.

Para usar o produto, você precisa diluí-lo na água (leia as instruções presentes na embalagem para acertar as proporções) e, então, deixar as peças de molho por entre 15 e 20 minutos. Depois, esfregue com as mãos ou com uma escova e, em seguida, enxágue para lavar as roupas com sabão ou lava roupas líquido. É bem simples e eficiente!

6. Tira manchas serve para remover manchas de gorduras, comidas, bebidas e outras

Sabe quando a roupa está com manchas de gordura, bebida (como vinho ou café) ou até mesmo de maquiagem? Nesse caso, é muito importante ter algum produto que seja capaz de limpar o tecido sem danificá-lo. O tira manchas - líquido, em pó ou em gel - é com certeza a melhor opção! Você só precisa umedecer o local sujo, aplicar o tira manchas, deixá-lo atuando por alguns minutos e depois lavar a peça normalmente. No entanto, para não cometer erros, uma dica importante é sempre ler a embalagem do produto para seguir as instruções de lavagem corretamente.

Matérias: Lavanderia

Ver mais