Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sua máquina de lavar está sujando as roupas? Saiba o que fazer para acabar com o problema
Cuide Bem 03/05/2019

Sua máquina de lavar está sujando as roupas? Saiba o que fazer para acabar com o problema

Se você costuma usar a máquina de lavar com muita frequência, é possível que já tenha passado por essa situação: ao tirar as roupas (sejam elas brancas ou coloridas) da lavadora, nota-se a presença de manchas acinzentadas pelo tecido. Isso acontece quando a máquina não está devidamente limpa e, por isso, acaba transferindo a sujeira para as roupas – podendo, inclusive, causar manchas definitivas nos tecidos. Por isso, é muito importante que você a mantenha sempre bem limpa e conservada. Nós listamos umas dicas para te ajudar com esse tipo de problema. Confira!

Como evitar que a máquina de lavar fique suja?

Para evitar que a máquina suje as roupas durante a lavagem, o mais importante é deixá-la sempre bem limpa (principalmente o tambor, que fica em contato direto com as roupas). O que causa o acúmulo de sujeiras é o uso excessivo de amaciante e sabão em pó – produtos que ficam retidos no tambor quando usados de forma exagerada. Com o tempo, esses produtos podem favorecer a proliferação de fungos e bactérias, que causam as manchas nas roupas.

Por isso, a principal dica é que você tente colocar a quantidade certa de produtos, sem nunca exagerar. Geralmente, as roupas e lençóis já vêm com informações nas etiquetas (sobre a quantidade certa de sabão que deve ser usada, por exemplo). Portanto, tente seguir à risca as instruções para não gastar produto à toa e ainda por cima acabar sujando a máquina por conta do exagero.

Lembre-se de realizar a limpeza da máquina de lavar

Além disso, também é importante que você realize uma limpeza profunda na máquina pelo menos uma vez por mês (ou no máximo a cada dois meses). O lado bom é que fazer isso não é nada muito difícil: basta encher a lavadora com água morna, adicionar vinagre (cerca de 500 ml ou um litro, dependendo do tamanho da lavadora) e colocar para bater em um ciclo mais curto.

Assim que o ciclo de lavagem terminar, você também pode remover o tambor para verificar a parte externa da peça. Geralmente, as sujeiras (causadas pelo acúmulo de sabão e amaciante) ficam mais localizadas nessa parte de fora do tambor, que não enxergamos normalmente. Portanto, remova o peça e lave as laterais com uma esponja macia e sabão. Use também um pouco de vinagre para desinfetar e garantir que as sujeiras saiam por completo.

Obs.: Não se esqueça também de limpar o dispenser da máquina, que contém as gavetas destinadas para colocar os produtos de limpeza. Você também pode usar o vinagre ou um pouco de água sanitária para limpar bem essa peça da lavadora.

Veja mais