Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba quais peças podem ser lavadas na máquina e quais devem ser à mão
Cuide Bem 30/01/2019

Saiba quais peças podem ser lavadas na máquina e quais devem ser à mão

Por mais que a máquina de lavar seja um equipamento eficiente, prático e que facilita muito o dia a dia de qualquer um, nem tudo deve ser colocado lá. Algumas peças podem acabar estragando pelo movimento e o contato com outras roupas, que muitas vezes batem umas nas outras de forma brusca. Outras, por outro lado, podem acabar danificando o resto quando colocadas na lavadora. Portanto, o ideal é que estas sejam lavadas à mão. Mas será que você sabe diferenciar que as que precisam desse cuidado especial e quais podem ser lavadas na máquina de lavar normalmente?

Lave à mão suas roupas delicadas

Roupas delicadas são o primeiro exemplo do que não deve ser lavado na máquina. Peças de renda, seda, lã, veludo, bordado, meias-calças, dentre outras, compartilham essa característica, essa fragilidade, o que as torna vulneráveis dentro de uma máquina de lavar. Se lavadas à mão, com o uso de um sabonete neutro, ficarão conservadas e sua vida útil tende a ser muito maior.

Prefira lavar seus tênis com uma boa e velha escovinha

Muitas pessoas colocam tênis na máquina de lavar, mas isso não é muito indicado pelas consequências negativas que podem ocorrer com o calçado. Pode até ter alguém que garanta que sempre limpa os tênis na máquina e nunca teve problema, mas a verdade é que essa prática normalmente termina com o tênis estragado. O mais recomendado é lavá-lo com o auxílio de uma escovinha, sabão e um pano úmido.

Sutiãs podem estragar outras roupas

Sutiãs são itens que também devem ser lavados à mão, por algumas razões. Para começar, muitos deles possuem ganchos de ferro que danificam as outras roupas quando entram na máquina de lavar. Além disso, alguns sutiãs são feitos de renda, que, como a gente já mencionou antes, é um material delicado, então estraga com mais facilidade. O contato com a água e o próprio processo de lavagem também contribuem para deixar o sutiã sem forma e rigidez.

Roupa esportiva também pode ser danificada na máquina de lavar

A roupa esportiva até pode ser lavada na máquina, mas somente em condições muito específicas. Por exemplo, não pode estar junto de roupas de outro tipo, não pode ser usado amaciante, a água tem que ser fria, o ciclo precisa ser delicado, a centrifugação mínima e sem secagem… Enfim, dá muito trabalho. Fica mais fácil lavar essas roupas na mão, com sabonete neutro, pois a garantia é maior. No caso específico de camisas de futebol, quem nunca sofreu ao ver os números e letras feitos de material emborrachado se desfazerem na máquina? Pois é, não jogando na máquina você evita que isso aconteça.

Roupas vermelhas não podem entrar na máquina junto com as demais

Antes de colocar qualquer roupa na máquina, é fundamental separar as peças por tamanho, tipo de tecido e, principalmente, por cor. Peças vermelhas, por exemplo, não podem ser misturadas com as demais, pois sua forte pigmentação mancha o que estiver em volta, até mesmo as roupas escuras. Claro que se ela é velha provavelmente não tem mais tinta para sair, mas ainda assim o cuidado é válido. Sendo assim, você pode optar por lavar as roupas avermelhadas na mão ou colocá-las na máquina em um outro momento, separadamente.