Lavanderia

Com que frequência ligo a máquina de lavar? Quanto boto de roupa? Aprenda a usar o aparelho com eficiência

Para lavar as roupas de forma correta você deve separá-las de acordo com a cor e o tipo de peça, já que toalhas e lençóis, por exemplo, devem ser batidos separadamente
Para lavar as roupas de forma correta você deve separá-las de acordo com a cor e o tipo de peça, já que toalhas e lençóis, por exemplo, devem ser batidos separadamente

Quando se trata de lavar as roupas, lençóis e toalhas, nada melhor que uma máquina de lavar para facilitar a nossa vida, né? Só que existem alguns segredos e dicas que podem tornar o uso desse aparelho ainda mais fácil no dia a dia. Uma boa dica, por exemplo, é apenas ligar a máquina quando houver a quantidade certa de peças para lavar - assim, você não desperdiça água lavando um número muito pequeno de roupas, por exemplo. Para que você aprenda a usar melhor a máquina de lavar, nós separamos um tutorial bem simples. Dá uma conferida!

Comece separando as roupas

Antes de iniciar a lavagem das peças, é fundamental que você as separe por categorias: roupas brancas, coloridas, jeans, lençóis de cama e toalhas. Isso porque elas devem ser lavadas de forma separada para evitar possíveis manchas e estragos nos tecidos.

As jeans, por exemplo, devem ser lavadas com as roupas de mesmo material. Afinal, no agito da lavagem os botões e zíperes dessas peças podem estragar os tecidos das outras. Mas o mais importante é que você realmente separe as roupas coloridas das brancas para, assim, evitar o surgimento de manchas. Além disso, nunca misture peças de cama e roupas com panos de cozinha, por exemplo.

O ideal é que você também lave as toalhas de banho separadas de todo o resto, pois elas soltam fiapos que podem grudar em outros tecidos. Por isso, uma boa dica é reunir as todas as toalhas de rosto e banho para elas sejam lavadas juntas.

Quanta roupa você pode colocar?

Para não sobrecarregar demais a máquina, você vai precisar fazer um cálculo da quantidade de peças que o aparelho permite lavar por vez. Vale lembrar que isso depende do tipo de material, do tamanho e, principalmente, do peso que cada roupa tem.

Em uma máquina de 11 kg, por exemplo, você consegue lavar uma boa quantidade de roupa por vez. Um edredom grande, por exemplo, costuma pesar cerca de 1,5 kg. No entanto, ele é mais volumoso, de modo que deve ser lavado separadamente. Já as camisetas são mais fáceis, pois são bem mais leves e pouco volumosas (pesam cerca de 200 g cada uma), de modo que você pode botá-las na máquina em maior quantidade.

As calças, por sua vez, são um pouco mais pesadas (como as jeans, que costumam pesar cerca de 700 g ou pouco mais que isso). Os lençóis de casal ou de solteiro, de forma geral, pesam menos que um quilo e também podem ser lavados juntos. Com o tempo, você aprende melhor o peso de cada roupa e também o volume que elas ocupam dentro da máquina.

Obs.: Dependendo do número de pessoas que moram na casa, é importante contar com uma máquina de lavar que tenha uma capacidade específica. As de 5 kg, por exemplo, são ideais para quem mora sozinho. Já para quem tem família grande (com 5 ou mais membros, por exemplo), as opções de 12 kg ou mais são essenciais, já que será necessário lavar uma maior quantidade de roupas no dia a dia.

Fique atento à quantidade de sabão e às funções da máquina

Além de calcular o número certo de peças que você deve lavar por vez, também é importante atentar à quantidade de sabão que será usada. Neste caso, o ideal é que você siga as próprias instruções da máquina, que já indicam quanto você deve colocar para não exagerar. Vale lembrar que alguns produtos devem ser utilizados apenas em determinados tecidos. O amaciante, por exemplo, não deve ser usado na lavagem de toalhas de banho, pois pode comprometer a capacidade do tecido de absorver a água.

Dependendo do tipo de tecido, você também deve ajustar o modo de funcionamento da máquina - que tem relação direta com a agitação e a velocidade de lavagem. Peças mais delicadas devem ser lavadas em um modo mais ameno, por exemplo. Existe também a opção "normal", que é a mais usada, indicada para lavar camisetas simples e roupas de algodão.

Dica extra: Para preservar a qualidade das roupas, o ideal é que você as lave viradas do lado avesso. Assim, você evita que o tecido fique desgastado, com bolinhas ou fiapos. Na hora de estender, siga a mesma lógica, pois o sol pode acabar desbotando um pouco a peça. 

Matérias: Lavanderia

Ver mais