Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar a máquina de lavar roupa: guia completo com produtos do dia a dia
Meu Lar 18/01/2024

Como limpar a máquina de lavar roupa: guia completo com produtos do dia a dia

Se tem uma coisa que nunca sai de moda no cuidado com a casa é o trabalho de ter roupas limpas, não é? Mas para garantir que tudo esteja impecável, não é preciso apenas cuidar dos tecidos: é essencial saber também como limpar a máquina de lavar.

Por isso, hoje trazemos um guia completo para descomplicar o processo de limpeza desse eletrodoméstico tão importante. Venha com a gente e conheça as dicas práticas de como limpar a máquina de lavar roupa sem perder tempo.

Como limpar a máquina de lavar por dentro?

Para limpar a máquina de lavar por dentro, a recomendação é realizar um ciclo de lavagem usando uma solução de água com vinagre branco, água sanitária ou cloro. Vale destacar que limpar a parte interna de sua lavadora é uma tarefa essencial para deixar suas roupas limpas e longe de infecções com micro-organismos. Faça este processo ao menos uma vez por mês.

Você deve seguir os seguintes passos:

  1. preparo: misture partes iguais de água quente e vinagre branco em um recipiente. A quantidade dependerá do tamanho da sua máquina, mas uma ou duas xícaras de cada devem ser suficientes;
  2. aplique: despeje a solução diretamente no dispenser de sabão da máquina ou no tambor. Lembre-se de não usar produtos químicos agressivos para preservar a integridade do seu eletrodoméstico;
  3. ciclo de limpeza: inicie um ciclo de lavagem longo com a máquina vazia. A água quente ajudará a dissolver resíduos de sabão e sujeira acumulados;
  4. limpeza dos compartimentos: enquanto a máquina trabalha, aproveite para limpar os compartimentos de sabão e amaciante manualmente. Use um pano ou escova multiuso para eliminar qualquer acúmulo;
  5. enxágue adicional: após o ciclo, faça um enxágue adicional apenas com água para garantir a remoção completa do vinagre.

Além disso, preste atenção nas peças pequenas do eletrodoméstico: gavetas, borrachinhas, fendas e até mesmo o filtro. Passe escova de dentes em tudo. Só assim é possível fazer uma limpeza realmente profunda e completa.

Como limpar a máquina de lavar por fora?

Não existe uma fórmula mágica nem segredo especial para limpar o lado de fora da máquina de lavar: na maioria das vezes, apenas um pano multiuso com detergente já resolve superbem.

Outra dica interessante é usar um pouco de vinagre, antes de aplicar o detergente líquido, para limpar direitinho toda a superfície externa. Importante: não é recomendado usar produtos abrasivos, como o álcool, pois eles podem danificar a lavadora.

Mão de uma mulher passa flanela na máquina de lavar roupa, mostrando como limpar o tambor

Como limpar o tambor da máquina de lavar roupa?

Para limpar o tambor de sua máquina de lavar roupa, use água quente e vinagre. Depois, despeje a mistura no tambor e inicie um ciclo de lavagem vazio. Aproveite para limpar os compartimentos de sabão e amaciante manualmente e, por fim, realize um enxágue adicional, se necessário.

Leia mais: Entenda o que os desenhos nas etiquetas das roupas significam

Como limpar a máquina de lavar muito suja?

Utilize os mesmos passos para lavar sua máquina de lavar, mas adicione enxágues adicionais para garantir a remoção de resíduos e sujeiras. Tenha em mente, também, fazer esta sequência, ao menos, uma vez por mês.

Como limpar a máquina de lavar rápido?

Você pode fazer o processo de limpeza usando o ciclo mais rápido de sua máquina de lavar. Na maioria dos casos, isso já é o suficiente para garantir bons resultados. Tornar esta limpeza parte de sua rotina também ajudará a torná-lo mais rápido.

Pode fazer a limpeza da máquina de lavar com vinagre?

Sim, pode fazer a limpeza da máquina de lavar com vinagre. O vinagre branco é um agente de limpeza eficaz, que ajuda a dissolver resíduos de sabão, depósitos minerais e combate o crescimento de bactérias. Além disso, é útil para remover odores e manchas.

Pode colocar bicarbonato de sódio na máquina de lavar?

Sim, é possível colocar bicarbonato de sódio na máquina de lavar roupa. Para utilizar o bicarbonato de sódio na limpeza, adicione cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio diretamente no tambor do eletrodoméstico e realize um ciclo de lavagem longo com a máquina vazia. Lembre-se de verificar as instruções do fabricante da sua máquina de lavar para garantir que adicionar bicarbonato de sódio não afeta a garantia ou operação adequada do aparelho.

Descomplicar como limpar a máquina de lavar é uma forma de assegurar roupas sempre limpas, e garantir mais saúde. Adote essas práticas simples, como a utilização de vinagre e bicarbonato de sódio, e tenha o melhor desempenho e durabilidade para sua lavadora de roupas.

Veja mais