Limpeza

Fazer a limpeza da máquina de lavar é essencial! Aprenda como limpar a parte interna e a externa

É preciso ficar atento aos cantinhos das borrachas para limpar a máquina de lavar com 100% de eficiência
É preciso ficar atento aos cantinhos das borrachas para limpar a máquina de lavar com 100% de eficiência

Muita gente acaba esquecendo, mas a máquina de lavar também precisa ser limpa com certa frequência! E isso inclui tanto a parte de dentro quanto a de fora. Afinal, ela é a responsável por lavar as roupas, lençóis e as suas peças íntimas no dia a dia. Por isso, é muito importante que você higienize bem (principalmente a área interna) para evitar o crescimento de fungos e bactérias - que podem, inclusive, causar pequenas manchas nas roupas. Para te ajudar, a gente preparou um tutorial bem simples de como deixar a máquina de lavar sempre impecável. Dá uma conferida!

A limpeza interna deve ser feita pelo menos uma vez por mês

A parte de dentro da máquina de lavar é a mais importante, e por isso você deve mantê-la sempre bem higienizada. E, para que nenhum micro-organismo cresça nas fendas e borrachinhas da lavadora, você deve limpá-la pelo menos uma vez por mês (sem falta!). Para isso, existem alguns segredinhos - como usar uma solução com vinagre para eliminar as impurezas. Você deve fazer a limpeza da seguinte maneira:

1. Comece retirando todas as roupas e peças que estejam dentro da máquina;

2. Agora, você precisa encher a lavadora com água morna até o nível máximo e, depois, acrescentar meia garrafa de vinagre (cerca de 500 ml) dentro da máquina;

3. Coloque a máquina para bater no ciclo mais curto que tiver (já vai ser suficiente!) e, depois, levante a tampa para que o cesto seque mais rapidamente.

Além de lavar o cesto da máquina de forma mais geral, você também deve prestar atenção nas peças pequenas do eletrodoméstico: gavetas, borrachinhas, fendas e até mesmo o filtro. Só assim é possível fazer uma limpeza realmente profunda e completa! Para limpar o filtro, por exemplo, você deve desligar a máquina da tomada (para mexer em tudo sem perigo) e, então, girar a tampa do filtro para desencaixá-lo. Uma vez que ele estiver solto, você já pode usar um pano ou esponja para limpar bem: remova todas as sujeiras, fiapos e restos de produto que encontrar.

Para limpar as borrachinhas, o passo a passo também é supersimples: retire-as com cuidado (lembrando que você vai precisar fixá-las novamente na mesma posição) e então, faça uma solução de 1 litro de água com uma xícara de cloro. Molhe um paninho ou uma flanela na solução e, então, use para limpar toda a extensão da borracha. Caso a sujeira esteja muito impregnada, você também pode usar uma escovinha para esfregar - bem fácil, né?

Quanto às gavetas (onde a gente costuma depositar o sabão em pó e outros produtos), você também deve tomar algumas medidas de específicas para a limpeza. Antes de tudo, você deve desencaixar o recipiente da máquina - assim, você consegue limpar os cantinhos e detalhes das gavetas com mais facilidade. Depois, coloque o compartimento embaixo da água corrente e use uma escova de dente velha para limpar os pequenos detalhes. Outra dica interessante é deixar a gaveta submersa em uma solução de água quente com vinagre, durante 10 ou 15 minutinhos. Depois, é só retirar o compartimento e, então, secar tudo com um pano bem macio.

Agora que todas as peças da máquina já estão devidamente limpas, você já pode encaixar tudo de volta - atentando para que nada fique fora do lugar! No final, você pode usar mais um pano para limpar novamente o cesto, o tambor (parte responsável por revolver as roupas na lavagem) e todos os detalhes da parte interna da lavadora. Não custa nada passar um paninho para dar aquele toque perfeccionista, né?

Limpar o lado de fora da máquina é a parte mais fácil

Não existe uma fórmula mágica ou segredo especial para limpar o lado de fora da máquina de lavar: na maioria das vezes, apenas um pano macio com detergente neutro já resolve superbem! Outra dica interessante é usar um pouco de vinagre (antes de aplicar o detergente) para limpar direitinho toda a superfície externa. A única coisa que você não deve fazer é usar uma mangueira (pois o jato forte de água pode danificar alguma parte elétrica da máquina) e, também, evitar produtos abrasivos, como o álcool.

Vale lembrar que você pode limpar o lado de fora da máquina com mais frequência que o lado de dentro (uma vez por semana, pelo menos). Use também uma capinha de plástico para evitar o acúmulo de poeira e, assim, garantir que a lavadora fique sempre limpa e conservada. Com essas dicas, a gente tem certeza que a sua máquina vai estar sempre limpa e cheirosa!

Matérias: Limpeza

Ver mais