Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ração para cachorro filhote: 3 dicas para servir
Pet Care 15/03/2022

Ração para cachorro filhote: 3 dicas para servir

Escolher ração para cachorro filhote exige cuidados especiais, pois o cãozinho precisa de bons nutrientes para crescer saudável. Existem diferentes tipos de ração para cachorro no mercado, tanto no que diz respeito à qualidade (econômica, standard, premium e superpremium), quanto em relação ao porte e momento da vida de cada animal (filhote ou adulto).

Cada uma atua no organismo canino de forma distinta. Por isso, estar atento aos detalhes da ração de cachorro filhote faz diferença na alimentação do pet, pois previne desconfortos estomacais e promove um bom desenvolvimento para o cão. Veja agora 3 dicas de como servir ração para filhote de cachorro para uma refeição equilibrada e mantê-lo com saúde o ano todo.

1. Quantidade de ração para cachorro filhote: total de gramas por dia pode variar

Após o desmame, é importante manter os cães bem nutridos com a ração, certo? A ração do tipo premium tem o melhor custo benefício para os donos de pet, mas o cálculo correto da quantidade de comida também é fundamental. Veja como fazer de acordo com peso e porte:

  • Porte miniatura (de 1 a 4kg): entre 50g e 90g.
  • Porte pequeno (de 4 a 8kg): entre 90g e 150g.
  • Porte médio (de 8 a 20kg): entre 160g e 320g.
  • Porte grande (de 20 a 40kg): entre 320g e 530g.

É comum que embalagens de ração apresentem indicações de quantidade de acordo com o tamanho do animal. Por isso, caso tenha dúvidas sobre como servir um tipo de ração específico, baseie-se no que está descrito no produto. Complemente com bifinho para cães filhotes, se desejar.

2. Como calcular a quantidade de ração para cachorro filhote: use xícara para medir

Na falta de uma balança de cozinha para pesar a ração de cachorro filhote com exatidão, a dica é usar a famosa xícara (ou um copo de medidas) para calcular a quantidade certa de comida. Atente-se ao peso e porte e siga as medidas indicadas abaixo:

  • Porte miniatura (de 1 a 4kg): entre 1 e 1,5 xícara de chá.
  • Porte pequeno (de 4 a 8kg): entre 1,5 a 2,5 xícaras de chá.
  • Porte médio (de 8 a 20kg): entre 2,5 a 5 xícaras por dia.
  • Porte grande (de 20 a 40kg): entre 5 a 8 xícaras de chá.

O mais recomendado é oferecer a ração em momentos variados ao longo do dia. No caso de filhotes, você deve dividir a comida em 2 ou 3 partes e oferecer em diferentes turnos. Assim, você distribui a refeição equilibradamente e oferece descanso ao estômago sensível dos cães.

3. Como umedecer ração para filhotes de cachorro: invista em água ou ração úmida

Se o desmame do cachorro filhote acontecer antes dos 2 meses, evite dar leite de vaca ao cão. A bebida é rica em lactose, substância que pode fazer mal ao intestino do pet e provocar vômitos e diarréias. Caso o bichinho seja retirado da ninhada ainda no primeiro mês, dê preferência por dar uma pastinha de ração batida com água ao cão para facilitar a alimentação. Também serve para quando cachorro não quer comer.

Outra opção é oferecer uma porção de ração úmida para o animal, pois é mais fácil de mastigar e digerir, sem contar que é aromática e cheia de sabores. Isso deve ocorrer até os 4 meses, quando ele já consegue comer ração seca. Dessa forma, você garante uma alimentação mais saudável e completa para o seu amigo que ainda está em crescimento.