Pets

Quantidade de ração para cachorro: um guia prático para aprender a calcular

Quantidade de ração para cachorro varia de acordo com idade e porte
Quantidade de ração para cachorro varia de acordo com idade e porte

Se você é dono de pet, deve saber que acertar na quantidade de ração para cachorro é sinônimo de saúde para o animal! Assim como os humanos, os bichos de estimação precisam comer bem a fim de absorver todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável do organismo. Sem se alimentar corretamente, o cachorro pode ficar mais cabisbaixo, apresentando fraqueza e falta de energia. Não queremos isso, né? Portanto, descubra agora qual a quantidade de ração para cachorro para não errar mais na hora de alimentar o bichinho e manter a qualidade de vida do seu cão!

Como calcular a quantidade de ração para cachorro varia de acordo com peso do pet

Não é novidade que a alimentação do seu doguinho merece todo cuidado e atenção, certo? Para acertar na quantidade de ração para cachorro, é fundamental entender que as porções são diferentes para cada animal. Isso porque a alimentação ideal varia de acordo com a idade, peso e porte de cada doguinho. E é muito fácil de calcular o quanto o seu cachorro deve comer!

Veja qual a quantidade certa de ração para cachorro

Aprenda como alimentar o pet com ração para cachorro de acordo com o porte e peso de cada um. Tenha ciência que uma xícara de chá de 200 ml contém cerca de 70 g de ração. Assim fica mais fácil para medir o tanto de comida!

Porte miniatura: cães muito pequenos, de 1 a 4 kg, são considerados de porte miniatura e comem pouco mesmo. Você pode oferecer de 55 g a 95 g de ração por dia para saciar a fome do bichinho (entre 1 e 1,5 xícara de chá).

Porte pequeno: cachorros adultos, de 4 a 8 kg, são considerados de tamanho pequeno e o ideal para eles é ingerir de 95 g a 155 g de ração diariamente (1,5 a 2,5 xícaras de chá).

Porte médio: aqui o peso do animal ganha uma amplitude maior, pois o cão de porte médio tem de 8 a 20 kg. Ele deve consumir de 160 g a 320 g de ração por dia (2,5 a 5 xícaras por dia).

Porte grande: para cachorros que pesam 20 a 40 kg o indicado é ingerir no mínimo 320 g e no máximo 530 g de ração por dia (5 a 8 xícaras de chá).

Porte gigante: ao ultrapassar os 40kg, os cães são considerados gigantes e a quantidade de ração para o cachorro passa do meio quilo. Ofereça algo entre 530 g e 810 g por dia (8 a 12 xícaras de chá).

Obs.: se seu cachorro não está comendo como deveria, opte por trocar a ração ou incrementar a alimentação com petiscos naturais ou frango cozido, por exemplo. Lembre-se de consultar um veterinário antes, ok?

Quantidade de ração para cachorro filhote deve ser medida de forma diferente

Para saber como calcular a quantidade de ração para cachorro filhote, é preciso ter atenção. Após o desmame, entre 2 e 3 meses de idade, os cães já devem começar a ser introduzidos à comida sólida. Diferentemente dos pets adultos, os filhotes possuem uma necessidade nutricional mais elevada por estarem em desenvolvimento. Por isso, acompanhe as instruções da embalagem sobre a quantidade de ração para cachorro e ofereça a comida 4 ou 5 vezes por dia ao animal. Para ele crescer bem forte e saudável!

Consulta com veterinário ajuda a acertar na quantidade de ração para cachorro

Está em dúvida sobre qual a melhor ração para cachorro e a quantidade certa de alimento a ser oferecida? Não hesite em procurar um veterinário para uma consulta nutricional. O profissional vai examinar o bichinho de acordo com porte, peso, necessidade calórica e os hábitos caseiros que possui e oferecer uma rotina alimentar completa para o cão. Muita saúde para o seu pet!

Matérias: Pets

Ver mais