Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pet Care 28/10/2020

5 dicas para manter o cachorro saudável durante todo o ano

Depois da adoção, aprender a melhor forma de cuidar do pet e ainda organizar o seu dia a dia de acordo com todas as tarefas do cachorro é um dos primeiros passos para conseguir criar uma rotina saudável para o bichinho. Aqui, nós separamos as principais dicas de como manter um cachorro saudável durante todo o ano. Dá uma olhada na matéria!

1. Organize a rotina do seu cachorro

Você sabia que organizar a rotina do dog pode ser fundamental para mantê-lo saudável? Por exemplo: se você acostumar o seu cachorro a comer sempre no mesmo horário, ele vai conseguir desenvolver – assim como nós – hábitos alimentares mais saudáveis. E assim como criar uma rotina de alimentação para o pet é importante, também é necessário atentar-se aos horários de sono do animal, separar momentos para banho e realizar passeios matinais com o cachorro.

2. Escolha a ração ideal para o dog

Você já parou para pensar sobre qual é a ração ideal para o seu cachorro? Há diferenças nutricionais que variam de acordo com a idade, o peso, o porte e o tamanho do animal. A ração para raças pequenas, por exemplo, é composta por mais proteínas e gorduras que a ração para raças grandes. Essa, por sua vez, contém um teor reduzido de gorduras e nutrientes voltados para a maior sustentação do corpo do animal. Por isso, é muito importante atentar-se às especificidades de cada tipo de ração – seja ela úmida, seca ou premium – e oferecer a composição ideal para o seu melhor amigo.

3. Leve o cachorro ao veterinário regularmente

Para manter o cachorro realmente saudável durante o ano inteiro não tem como se esquecer das idas regulares ao veterinário. Além de oferecer a ração ideal para o seu pet, escolher, por exemplo, um plano alimentar de acordo com a fase de vida do dog é uma parte superimportante dos cuidados com o bichinho. Por isso, leve o seu melhor amigo a um profissional adequado pelo menos uma vez a cada 3 meses.

4. Mantenha a carteira de vacinação do seu pet em dia

Aproveitando as idas ao veterinário, que tal checar a carteira de vacinação do seu cãozinho para verificar se você está conseguindo manter todos os cuidados em dia? Para quem é pai ou mãe de pet de primeira viagem e não entende por que essa dica é tão importante, saiba que a vacina para cachorro estimula a produção de anticorpos que irão proteger o animal de uma série de doenças.

Recomenda-se, por exemplo, que cães filhotes comecem a tomar as vacinas entre 6 e 8 semanas de vida. Mas, para não correr nenhum risco, o ideal é combinar direitinho com o médico veterinário do seu pet e criar uma carteira de vacinação para o bichinho.

5. Não se esqueça das brincadeiras

Alguns brinquedos caseiros para cachorro feitos com garrafas pet, blusas usadas e camisas antigas podem ser a alternativa perfeita para distrair o animal nos momentos em que você não puder dar atenção para o bichinho. Mas, sempre que sobrar tempo, tente reservar uma parte do dia para se divertir com o seu melhor amigo. Isso definitivamente ajudará a mantê-lo saudável durante o ano todo!