Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seu cachorro não quer comer? Pode ser o calor! Veja como reverter o problema
Pet Care 25/02/2022

Seu cachorro não quer comer? Pode ser o calor! Veja como reverter o problema

O que fazer quando o cachorro não quer comer? Essa é uma pergunta que os tutores sempre fazem quando o calor aumenta. Por mais que seja esperado que as altas temperaturas causem indisposição até na gente, ninguém gosta de ver o seu pet desanimado. A preocupação é legítima, afinal os animais são muito mais sensíveis ao calor que nós.

Apatia, falta de apetite e respiração ofegante em dias quentes são alguns dos principais sinais de que seu cachorro está com muito calor e precisa da sua atenção. Nessa situação, é importante entender o que ele está sentindo e saber o que fazer para deixá-lo mais confortável e incentivá-lo a voltar a se alimentar direito. Para te ajudar a cuidar do seu melhor amigo, reunimos algumas atitudes para aliviar o calor.

Cachorro com calor: sintomas que você precisa observar

A primeira coisa que você precisa fazer quando nota que o seu cachorro não quer comer é observar se ele está mostrando mais algum sintoma. Além da falta de apetite, quando os animais estão com muito calor os animais tendem a mostrar outros sinais: apatia ou agitação em excesso, falta de vontade de passear, muito sono, respiração ofegante e muita salivação são alguns sintomas comuns. A redução do apetite é uma reação esperada em dias mais quentes, mas você deve ligar o alerta vermelho se o seu cãozinho começar a rejeitar qualquer alimento, até os que ele nunca dispensa.

Beber mais água ajuda a aliviar o cachorro com calor

Uma das principais recomendações de como diminuir o calor do cachorro é reforçar a oferta de líquidos. As altas temperaturas tendem a deixar os animais desidratados com muito mais facilidade, o que tende a piorar a disposição e o apetite do seu cachorro. Coloque mais bebedouros pela casa e certifique-se de que a água esteja sempre fresquinha e limpa. Uma boa dica é colocar algumas pedrinhas de gelo dentro do pote e trocar a água a cada 3 horas. Se você notar que o seu cachorro não está bebendo água, você pode tentar fazer um soro caseiro para potencializar a hidratação do seu pet.

Seu cachorro não quer comer ração seca? Ofereça a versão molhada

Outra forma de estimular o apetite do seu cachorro nos dias quentes é trocar a ração seca pela úmida. Por conter água em sua composição e também aroma e textura diferenciados, esse tipo de alimento estimula o apetite do animal e ainda pode ser servido geladinho. Você pode alternar as rações e oferecer a seca em uma refeição e a molhada em outra ou manter apenas a molhada nos dias mais quentes. Você também pode fazer um picolé para cachorro usando a ração molhada. Não esqueça de escolher o alimento certo de acordo com a idade e porte do seu cão.

Como oferecer ração para o cachorro com calor

Se seu cachorro não quer comer, retire o alimento, guarde e ofereça em outro momento. Evite deixar a ração exposta o dia todo, principalmente as rações molhadas. Quando o alimento fica muito tempo exposto sob altas temperaturas corre o risco de estragar por conta do calor. Por isso, escolha um local bem fresquinho em casa e ofereça o alimento ao seu bichinho. Brinque com ele, torne esse momento agradável para vocês! Aguarde alguns minutos para ver se ele começa a comer. Se ele não demonstrar interesse e se afastar, pode recolher e oferecer novamente mais tarde.