Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pode guardar cebola cortada na geladeira? Descubra como armazená-la corretamente
Meu Lar 24/03/2021

Pode guardar cebola cortada na geladeira? Descubra como armazená-la corretamente

Se você também tem o hábito de usar a cebola como um dos principais temperos da sua comida, saiba que para aumentar a durabilidade do vegetal e armazená-lo corretamente na geladeira, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Embora exista uma discussão sobre não poder guardar a cebola cortada na geladeira, alegando que isso pode fazer mal à saúde, a maneira como você a armazena é o que faz toda a diferença para garantir a sua durabilidade. Para te ajudar a guardá-la da forma certa, nós separamos algumas dicas nessa matéria. Confira:

Para guardar cebola na geladeira, use um pote fechado e consuma o vegetal em no máximo dois dias

Quando você usar a cebola e sobrar um pedaço, o vegetal deve ser armazenado na geladeira em um pote fechado e consumido em, no máximo, 2 dias. Depois desse período, ele começa a ficar com um cheiro ruim, podendo a estragar com o tempo.

Para não ter que se preocupar com a durabilidade do alimento, você também pode comprar temperos prontos de cebola picada. Além de oferecerem mais praticidade, já que a cebola já está pronta para uso, o vegetal é guardado em um potinho que pode ir diretamente para a geladeira.

Dica: Se você preferir usar o vegetal in natura, outra sugestão bacana é reaproveitar potes de vidro de palmito, azeitona, requeijão e outros alimentos para guardar a cebola cortada na geladeira.

Para fazer com que a cebola cortada dure ainda mais tempo, pique em pedaços menores ou armazene no congelador

Para evitar que o alimento estrague rápido, uma boa dica é picar a cebola em cubinhos bem pequenos e misturar com um pouco de sal e azeite: isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira, mesmo depois de cortada.

Você também pode armazená-la no congelador: basta picá-la ou cortá-la em rodelas antes de levar ao freezer e guardar o vegetal bem sequinho. A dica, nesse caso, é fazer o corte e secá-la com duas folhas de papel toalha para garantir que ela não esteja úmida.

Guarde em potes herméticos ou sacos de zíper para freezer ou geladeira e deixe a cebola armazenada por no máximo 3 meses. Antes de usar a cebola no preparo das receitas, como para temperar o feijão, tire-a do freezer com 1 dia de antecedência e coloque diretamente na geladeira para descongelar. Para quem não sabe, esse é o método mais seguro de descongelamento. E, por mais que exija um pouco mais de paciência, você terá a garantia de que o alimento estará livre de bactérias e de outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.