Alimentação

Como evitar que alimentos perecíveis estraguem rápido

Para conservar alimentos perecíveis, uma boa dica é recorrer à tática do congelamento: guarde morangos em um pote de plástico e leve-os ao freezer, por exemplo
Para conservar alimentos perecíveis, uma boa dica é recorrer à tática do congelamento: guarde morangos em um pote de plástico e leve-os ao freezer, por exemplo

Durante as compras do mês, é muito importante ter atenção com os alimentos perecíveis - como carnes, ovos, leites, derivados e vegetais. Eles costumam estragar mais rapidamente e, por isso, você não deve errar na quantidade (comprar demais, por exemplo). Mas sabia que existem alguns truques para aumentar a vida útil dos alimentos? Aqui, nós separamos dicas simples para evitar que itens perecíveis estraguem rápido na cozinha. Confira!

Conserve carnes e frutos do mar no congelador

Essa é uma dica bem simples e óbvia para muitas pessoas - mesmo assim, não custa lembrar! Carnes vermelhas, frangos, peixes e frutos do mar, de uma forma geral, devem ser conservados no congelador separadamente (isto é, em potes distintos) e, de preferência, sem tempero. Você deve limpá-los, lavá-los (principalmente no caso dos frutos do mar) e armazená-los em potes ou sacos de plástico bem vedados.

Enrole as hastes das bananas com plástico filme para retardar o amadurecimento

Para retardar o amadurecimento da banana, existe um truque bem simples: basta enrolar plástico filme nas hastes - assim, você evita a oxigenação da fruta, mantendo-a madura por mais uns dias.

Congele frutas maduras para fazer vitaminas e sucos

Caso você perceba que as frutas estão estragando, a nossa sugestão é congelá-las para, depois, preparar vitaminas e sucos. A banana congelada, por exemplo, rende um ótimo smoothie (use leite, aveia e cacau em pó que fica uma delícia!). Você também pode congelar abacaxi em rodelas e creme de abacate em um pote fechado. Fica a dica!

Vegetais folhosos devem ser guardados em vasilhas ou sacos, na gaveta inferior da geladeira

Para conservar melhor vegetais folhosos, como alface, rúcula, couve e espinafre, você deve tomar certos cuidados com o armazenamento. O ideal é guardá-los em vasilhas ou sacos plásticos dentro da geladeira - de preferência, na gaveta inferior, que é menos refrigerada.

Para que essas folhas durem mais tempo, uma boa dica é cobrir o fundo de um pote com uma folha de papel toalha e, então, colocar uma camada de folha de alface (já limpa e bem seca). Depois, coloque uma nova folha de papel toalha, outra de alface e vá intercalando. Finalize com o papel toalha e tampe. Assim, as folhas do vegetal não entram em contato entre si e tendem a durar mais tempo. 

Obs.: Vale lembrar que você pode recorrer à tática do congelamento. Vegetais como brócolis e couve, por exemplo, podem ser congelados em sacos zip locks bem vedados. A alface, no entanto, não deve ser congelada - o ideal é conservá-lo na geladeira. 

Legumes como cenoura, batata e mandioca devem passar pelo processo de branqueamento

Caso a ideia seja prolongar a vida dos legumes, a nossa sugestão é recorrer ao congelamento. Mas, para isso, será necessário realizar a técnica de branqueamento de vegetais (processo de conservação que promove choque térmico nos alimentos).

Para congelar cenoura, por exemplo, comece cortando (e descascando, se preferir) todo o vegetal. Depois, coloque-a em uma panela com água fervendo e deixe cerca de 3 minutos. Tire e jogue dentro de uma bacia com água gelada e algumas pedras de gelo. Depois, remova os pedaços de cenoura da água, seque-os bem e guarde-os em sacos bem vedados (coloque uma etiqueta com a data e o nome do alimento). Coloque no congelador e prontinho! O legume pode durar até 1 ano dessa forma.

Obs.: A técnica de branqueamento de vegetais também pode ser aplicada em folhas como couve e espinafre. Assim, você garante que os alimentos durem muito mais tempo.

Guarde os ovos em uma prateleira (e não na porta) da geladeira e lave-os apenas antes do consumo

Para garantir que os ovos durem mais tempo, é muito importante armazená-los no local adequado: em uma prateleira alta (mais refrigerada). Caso você os guarde na porta, a tendência é que eles estraguem mais rápido, por conta da variação de temperatura causada pelo abre/ fecha. Além disso, outra dica importante é lavar esses alimentos apenas quando for consumir - ou seja, nada de lavar todos os ovos logo após as compras. Assim, eles tendem a durar mais tempo

Laticínios devem ficar em prateleiras altas (mais refrigeradas) da geladeira

Quando se trata de armazenar laticínios, também é necessário tomar certos cuidados. O queijo minas, por exemplo, deve ser colocado dentro de um pote fechado, em uma prateleira alta da geladeira. Além disso, o ideal é que você remova todo o soro, para que ele seja armazenado bem sequinho. Iogurtes e leites devem ser conservados da mesma forma - devidamente fechados no fundo da prateleira. Muitas pessoas têm o costume de deixar os laticínios na porta da geladeira - no entanto, isso faz com que eles estraguem mais rapidamente.

Matérias: Alimentação

Ver mais