Economia do lar

Que tal reaproveitar potes de vidro? Tudo o que você precisa fazer para deixá-los funcionais e com a sua cara

Você já pensou em reutilizar o pote de palmito na montagem de marmitas com salada?
Você já pensou em reutilizar o pote de palmito na montagem de marmitas com salada?

Potes de palmito, geleia ou requeijão podem ser reaproveitados na cozinha, sabia? Depois que o conteúdo tiver acabado, é possível reutilizá-los facilmente para guardar outros alimentos, utensílios ou até mesmo decorar o cômodo. Feitos de vidro, os potes são fáceis de lavar e ajudam muito na organização. Para te ajudar a usá-los no dia a dia, nós separamos dicas de como deixá-los mais funcionais. Confira!

Comece removendo o rótulo e higienizando o pote

O primeiro passo para deixar o pote funcional é tirar o seu rótulo, tomando cuidado para que a cola não fique no vidro. Para isso, existem algumas dicas simples: antes de removê-lo, coloque óleo de coco por cima de todo o papel e deixe atuando por alguns minutos. Depois, é só tirar o papel normalmente, que não vai ficar cola alguma. Outra dica interessante é fazer uma misturinha de bicarbonato de sódio com óleo de cozinha. Aplique essa mistura por todo o rótulo, deixe-a atuando por alguns minutos e remova o papel normalmente. Não tem erro!

Agora que o rótulo já está removido, chegou a hora de higienizar o pote da forma correta. Para isso, não tem nenhum segredo: basta lavar normalmente, usando esponja e detergente. Outra boa dica é usar água quente para tirar todas as sujeiras e possíveis gorduras do vidro. Depois, use uma flanela macia para secar o interior dos potes.

Caso necessário, deixe o pote de molho no vinagre para tirar cheiros fortes

Em alguns casos, o pote também pode ficar com um cheiro forte do antigo alimento. Mas, para acabar com isso, basta deixá-lo de molho durante alguns minutos em uma solução com água e vinagre. Depois, lave-o normalmente e, então, use-o da forma que preferir - para decorar ou guardar temperos e diferentes condimentos, por exemplo. Quando se trata de remover cheiros fortes, o vinagre é um dos principais aliados. Portanto, não hesite em usá-lo na hora de lavar os potes (tanto os de vidro quanto os de plástico).

Coloque etiquetas ou fitas para diferenciar os potes

Para que você consiga diferenciar os potes, uma boa dica é amarrar fitas coloridas ou etiquetas no vidro. Assim, você consegue identificar o que cada pote armazena: arroz, aveia, granola, semente de chia e por aí vai. Dessa forma, a sua despensa fica muito mais organizada e prática, pode apostar!

Use-os para preparar saladas de pote

Você já pensou em usar potes maiores (geralmente de palmito) como marmita? Eles são ótimos para guardar saladas - tanto de vegetais e legumes quanto de massas (a salada de penne com legumes, por exemplo, fica uma delícia). Para isso, você só precisa seguir os procedimentos anteriores - remover os rótulos, lavar bem os potes e, depois, arrumar as marmitas da forma que preferir.

Matérias: Economia do lar

Ver mais