Economia do lar

5 maneiras de reaproveitar a garrafa pet no seu dia a dia

Você pode fazer vasos de plantas customizados usando garrafas pet
Você pode fazer vasos de plantas customizados usando garrafas pet

É possível que você já tenha ouvido falar na construção civil ecológica, que usa garrafas pet para erguer paredes, muros e estruturas. É isso mesmo que você acabou de ler: essas garrafas (geralmente usadas para armazenar refrigerantes) também são resistentes a impactos, fogo e ainda funcionam como isolantes. Justamente por isso, elas vêm substituindo os tijolos no ramo da construção. Interessante, né?

E o melhor é que as possibilidades de reaproveitamento são mais diversas do que você pensa! As garrafas pet podem ser usadas no dia a dia para a organização, decoração e para coisas pequenas na casa. Quer conhecer algumas ideias práticas de reciclagem? A gente separou 6 maneiras rápidas de reaproveitar a garrafa pet, sem demandar muito trabalho. Dá uma conferida!

1. Cultivar plantas e temperos

Você sabia que dá para montar um jardim inteirinho usando as garrafas pet? Aqui, a ideia é cortar as garrafas, com a ajuda de uma tesoura, de modo que elas se transformem em espécies de vasos, onde você pode cultivar as plantas que preferir - desde temperos, como manjericão, hortelã e salsinha, até flores e mudas maiores.

Uma boa dica, nesse caso, é usar a garrafa de forma deitada, para que haja mais espaço para colocar a terra e os adubos. Só que, nesse caso, elas terão que ficar suspensas (presas por cordinha sou ganchos), formando um jardim vertical. O lado bom é que esse vaso também é superfácil de fazer: corte um retângulo médio na lateral da garrafa, por onde você vai colocar a terra e a planta em si. Desse jeito, ela vai ficar bem parecida com uma jardineira (que é mais larga e aberta que um vaso comum). Use quantas garrafas quiser para montar um jardim ou até mesmo uma mini horta caseira. Que tal?

Obs.: Você também pode fazer vasos tradicionais apenas cortando a garrafa pela metade. Para dar um toque de personalidade ao recipiente, uma boa dica é fazer desenhos e rostos de bichos, como gatinhos e cachorros - fica lindo na decoração!

2. Guardar sapatos

Muita gente não sabe, mas as garrafas pet também são ótimas para organizar os sapatos no closet ou armário. Isso porque, quando cortadas ao meio, elas se transformam em um recipiente perfeito para encaixar o par de calçados, principalmente chinelos, sapatilhas, rasteirinhas e sandálias menores. Para fazer esses organizadores também é superfácil: com uma tesoura, corte as garrafas em um ponto pouco acima da metade, formando um recipiente aberto e, então, coloque os sapatos dentro. Assim, você cria um organizador mais ecológico e superfuncional, pode apostar!

3. Porta lápis para o atelier infantil

Você também pode arrumar todos os lápis coloridos, canetinhas e gizes de cera dentro das garrafas pet. Essa é uma das ideias mais úteis para o reaproveitamento dessas garrafas, sabia? Isso porque, além de contribuir para o meio ambiente (diminuindo o descarte do plástico), você também estará redecorando o espaço de diversão das crianças. Quando cortamos as garrafas pet pela metade elas se transformam em excelentes porta lápis. Uma boa dica é fazer esse trabalho junto com o seu filho: pegue tintas, pincéis, jornais e, assim, decore as garrafas pet para transformá-las em porta lápis divertidos. Apenas lembre-se de garantir que a tinta não seja tóxica ou cause alergia nas crianças.

4. Armazene o óleo de cozinha para reciclagem

Outra dica interessante é usar a garrafa pet para guardar o óleo usado na cozinha. Desse jeito, você vai ser duplamente ecológico, pois, além de reaproveitar a garrafa pet, também estará guardando o óleo para a devida reciclagem. Isso porque ele é insolúvel em água e precisa ser descartado de forma correta - existem vários centros de reciclagem que servem para reaproveitar o óleo na produção de tintas, detergente, sabão etc. Por isso, você pode armazenar o produto na garrafa pet e, depois, doar para alguma ONG especializada nesse tipo de reciclagem. Fica a dica!

5. Recipiente para guardar água na geladeira

Essa talvez seja a ideia mais simples e básica da nossa lista, mas é uma das que mais vai garantir praticidade ao seu dia a dia. Reaproveitar a garrafa pet para colocar água na geladeira é algo que muita gente já faz - assim, você não precisa gastar dinheiro com garrafas novas, basta reutilizar as descartadas. Bem funcional, né?

Matérias: Economia do lar

Ver mais