Economia do lar

5 utilidades do saco de zíper que podem mudar a sua vida

Uma boa dica é deixar carnes, peixes e frangos marinando dentro de sacos zip lock
Uma boa dica é deixar carnes, peixes e frangos marinando dentro de sacos zip lock

Você já ouviu falar no saco zíper (ou zip lock)? Ele é feito de polietileno e possui um fecho hermético - ou seja, consegue conservar e isolar bem os itens guardados. A melhor parte desse tipo de saquinho é que ele pode ser usado de diversas formas - para guardar alimentos, itens de viagem e também proteger objetos contra a umidade. Para que você conheça melhor esse acessório multiuso, nós listamos 5 utilidades que ele tem no dia a dia. Spoiler: tem uma dica extra no final que você precisa adotar para a vida. Confira!

1. Colocar alimentos no congelador

Quando se trata de congelar frutas, legumes e até mesmo carnes no freezer, a melhor dica é usar o saco de zíper como recipiente. Ele deixa os alimentos totalmente vedados e garante um congelamento eficiente. Antes de fechar as frutas e legumes no saco, no entanto, lembre-se de tirar todo o ar de dentro - assim, elas não sofrem oxidação e ficam mais bem conservadas.

2. Marinar carnes e peixes

Se você quer que a carne pegue bem o tempero e fique mais saborosa, uma boa dica é deixá-la marinando em um desses saquinhos de zíper. Para isso, basta preparar a marinada em um prato, mergulhar a carne (incluindo peixe ou frango) e, depois, despejar tudo dentro do saco e colocar na geladeira. Deixe a carne marinando dentro do saquinho durante algumas horas (ou até mesmo de um dia para o outro). Assim, ela pegar bem os temperos e fica mais macia.

3. Guardar cabos e eletrônicos em viagens

Tem gente que costuma levar cabos, fios e adaptadores em viagens, né? São carregadores de celular, de notebook, tablet, da máquina fotográfica, fones de ouvido e por aí vai. Mas para que você deixe tudo isso devidamente conservado (longe de umidade) e separado do resto da bagagem, uma boa tática é guardá-los dentro de saquinhos zíper. Deixe-os em um local seguro da mala e prontinho!

Obs.: O saco zip lock garante que os itens mais importantes (como cabos e eletrônicos) fiquem seguros dentro da mala. Caso acabe vazando algum cosmético (shampoo, condicionador ou perfume, por exemplo) dentro da bagagem, os cabos estarão sãos e salvos dentro dos saquinhos.

4. Economizar espaço durante a viagem

Não são apenas os cabos e apetrechos eletrônicos que podem ser guardados no saco zip lock. Na hora de arrumar a bagagem você também pode embalar as roupas para deixá-las mais compactas. O ideal é que você coloque blusas, shorts etc. dentro do saco e, em seguida, tire totalmente o ar de dentro (basta ir enrolando as roupas até que o ar saia por completo). Dessa forma, fica mais fácil fazer com que tudo caiba dentro da mala.

5. Organizar documentos e papéis pessoais na gaveta

Você também pode usar sacos de zíper para guardar documentos, contas e papéis pessoais dentro da gaveta ou de uma caixa do escritório. Esses saquinhos são ótimos para organizar e também proteger a papelada contra umidade e poeira. Fica a dica!

Dica extra: Use o saco zip lock para guardar o celular e a carteira dentro da bolsa

Uma das piores coisas é perder o celular ou algum documento importante por conta de chuva ou umidade. Por isso, uma boa dica é guardar o smartphone e até mesmo a carteira dentro do saco de zíper para que eles fiquem bem protegidos na bolsa em dias de chuva. Você também pode fazer isso quando for à praia - assim, o celular fica devidamente protegido contra a areia e maresia.

Matérias: Economia do lar

Ver mais