Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
10 alimentos que estragam rápido + dicas para mantê-los bons por mais tempo
Guia Culinário 26/09/2018

10 alimentos que estragam rápido + dicas para mantê-los bons por mais tempo

Quem nunca sofreu a decepção de lembrar que tinha uma comida em casa, mas na hora perceber que estava estragada? O problema é que com tanta coisa na despensa e na geladeira é comum nos confundirmos um pouco com os prazos, o que faz com que alguns passem do ponto e tenham que ir para o lixo. Quando a comida é fresca, então, pior ainda, porque ela não vem com data de validade. Para você não se confundir mais, nós listamos 10 alimentos que estragam rápido e dicas de como fazer eles durarem por mais tempo.

Banana deve ter a coroa coberta de plástico filme

Quem gosta de banana sabe que é preciso comer ela logo, porque em poucos dias ela ficará escura e estragada. Como ela amadurece mais rápido com o calor, em alguns lugares ela vai apodrecer depressa e em outros devagar. Ainda assim, dá para desacelerar esse processo!

A dica mais prática é simplesmente colocar ela na geladeira, mas isso é apenas indicado quando ela já está madura – já que a baixa temperatura vai impedir que ela fique doce. Mas se ideia é fazer a banana durar mais, o truque é colocar plástico filme em volta da coroa ou da ponta que foi retirada do cacho. Isso reduz o processo de oxidação e faz com que ela fique boa por mais tempo.

Na hora de escolher a fruta no mercado não se esqueça que, se for comprar uma banana só, é importante levar junto o máximo possível da coroa, já que se ela descascar, nem que seja um pouco, vai estragar mais rápido. Apenas lembrando que o plástico filme não deixa a banana eterna! Ele deve durar uns 5 dias a mais, mas nada além disso.

Arroz cozido não deve ser preparado muito macio

Adeus, arroz azedo! Tudo bem que preparar comida para a semana é ótimo, já que além de ajudar a poupar dinheiro nos dá mais tempo para fazer outras coisas. O problema é que às vezes, quando o arroz já está chegando no fim, ele azeda e tem que ir todo para o lixo, o que é um baita desperdício. Mas você sabia que, assim como o feijão, ele também pode ser congelado?

Calma, não basta preparar tudo e simplesmente jogar no congelador, porque o resultado final pode sair péssimo. Em primeiro lugar você não deve cozinhar 100% o cereal se o seu objetivo for colocar ele no freezer. Isso porque o ideal é descongelar ele com um pouquinho de água no micro-ondas, o que pode fazer ele cozinhar mais. Também tente não temperar muito, porque a comida pega sabor no congelamento, deixando o gosto mais forte.

Peixe deve ser congelado

Se você comprou o peixe fresco, mas não vai comer ele no mesmo dia, corre um grande risco de o produto estragar. E agora? O truque é, mais uma vez, o congelamento. Depois de limpar bem o peixe – o que significa tirar até as suas escamas – pode colocar ele em um saco plástico próprio para armazenar alimentos e guardar no congelador. Se quiser cortar ele em partes, como em filés, vale mais a pena colocar cada uma delas em um saco diferente. De qualquer maneira, depois de preparado ele deve ser consumido em, no máximo, dois dias. Se quiser evitar todo esse passo a passo a dica é apostar no peixe que já vem congelado, que além de delicioso é mais fácil de ser preparado.

Tomate de cabeça para baixo dura mais

Ao contrário de outros alimentos da lista, o tomate não deve ser congelado! Para fazer ele durar mais, o truque é outro: colocar ele de cabeça para baixo. Ok, pode parecer meio estranho, mas isso pode fazer o fruto durar um pouquinho mais. Se ainda assim achar que não é suficiente pode colocar ele na geladeira, porque assim o tomate pode durar mais uns 3 dias.

Ovo cozido precisa ser conservado com casca

Que comer ovo cru pode ser muito perigoso todo mundo sabe. Mas e o que falar do ovo cozido? Em teoria, dessa forma ele já estaria livre das bactérias perigosas para a nossa saúde, não? Bem, até um certo ponto sim, mas depois de algum tempo elas podem aparecer de qualquer maneira. Se você está preparando um agora para comer depois é preciso tomar cuidado. Para evitar qualquer tipo de problema, a melhor forma de armazenar ovo cozido é simplesmente não tirar a sua casca! Quando ele já estiver pronto, espere ele secar e coloque na geladeira. Assim, ele pode durar mais uns 5 dias bem.

Queijo dura mais quando é colocado em um pote fechado na geladeira

Como você já deve imaginar, leite e seus derivados estragam bem rápido. Em poucos dias eles azedam e podem ter bactérias perigosas para a nossa saúde. Isso vale não apenas para iogurte e creme de leite, que apenas devem ficar na embalagem na geladeira, mas também para o queijo.

Tudo bem que o parmesão costuma durar mais – afinal, ele é bem salgado, o que ajuda na conservação -, mas os queijos brancos têm um tempo de vida bem curto. Então, o que fazer? Simples: assim que for abrir o queijo coloque ele em um pote fechado e guarde na geladeira. O tempo de vida aumenta um pouco e você vai poder aproveitar o queijo nas suas receitas sem tanta pressa.

Cogumelos desidratados duram muito tempo

A não ser que você esteja pensando no em conserva, saiba que cogumelos estragam rápido. A boa notícia é que eles podem ser armazenados de diferentes maneiras, então você pode escolher a que mais te interessa. Aqui, nós vamos sugerir duas bem práticas. A primeira é um combo de cozinhar + guardar no congelador. Não se esqueça de deixá-los bem sequinhos antes de botar no freezer. Dessa forma, guardados em um pote, eles podem durar meses!

Outra opção é desidratar no forno baixo, eliminando a água que faz as bactérias surgirem. Assim eles podem durar até um ano sem estragar! De qualquer maneira, o ideal é tentar comprar apenas a quantidade que você vai usar para evitar qualquer desperdício.

Vegetais de folhas verdes não devem ser temperados antes

Sabe aquela salada que estava fresquinha no dia que você comprou os vegetais, mas que com o passar dos dias ficou bem murcha? Pois saiba que isso tem solução! Só que dessa vez as dicas vão mais na linha de “o que não fazer” do que propriamente a de “o que fazer”.

Pois bem, você não deve preparar toda a salada de uma vez só e muito menos temperar ela toda! Isso só vai fazer com que as folhas estraguem mais rápido. Para elas durarem mais é preciso levar uma a uma e depois secar elas bem. Depois, bote tudo em um pote – a não ser que sejam vegetais diferentes, porque nesse caso o recipiente não pode ser o mesmo – e deixe ele na geladeira. A salada? Você prepara no dia que for comer ela de fato. Aí sim você pode misturar tudo e temperar bem, mas só no prato ou na marmita.

Abacate cortado deve ser embalado com o caroço

Aqui o principal problema é que muitas vezes o abacate é tão grande que não é preciso usar ele todo para preparar a receita, fazendo com que sua outra metade tenha que ficar guardada por mais tempo. Para ela não estragar o truque é embalar bem com plástico filme. Aliás, deixe esse pedaço com o caroço, porque ele vai reduzir a oxidação do abacate. Já se a fruta for virar guacamole, outra dica é bater ela no liquidificador com suco de limão e depois guardar tudo no congelador. Essa pasta pode durar até 3 meses.

Pêssego só deve ir para a geladeira depois de maduro

Por fim, temos uma fruta que costuma apodrecer mais rápido que as outras: o pêssego. Antes de mais nada é preciso saber se ele já amadureceu ou não. Se sim, o ideal é lavar e secar bem, e depois colocar ele em uma sacola hermética na geladeira. Já se não for o caso é melhor esperar ele amadurecer em uma sacola de papel antes de simplesmente deixar ele em um ambiente gelado. Assim, você vai poder somar o período fora da geladeira com o conservado para saber quanto tempo ainda pode comer o pêssego sem medo.