Alimentação

As melhores formas de descongelar alimentos sem que eles percam nutrientes e sabor

Quando for descongelar um alimento, evite deixá-lo em temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias
Quando for descongelar um alimento, evite deixá-lo em temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias

Rotinas apressadas e cheias de compromissos estão se tornando cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Por causa dessas mudanças, encontrar formas de ganhar tempo se tornou uma grande preocupação, principalmente na hora de fazer as tarefas domésticas, o que inclui, por exemplo, o preparo das refeições e a limpeza da casa.

Com relação à cozinha, preparar grandes quantidades de comida e congelá-las, ir às compras apenas uma vez por mês e preferir refeições prontas e congeladas encontradas nos supermercados são algumas atitudes que podem agilizar o dia a dia. No entanto, na hora de descongelar os alimentos, é preciso ter cuidado para não se desesperar com o tempo e acabar prejudicando o seu sabor e a sua qualidade. Conheça os métodos mais comuns e saiba quais são os mais indicados para sua rotina:

Descongelar em temperatura ambiente não é uma boa ideia

Para acelerar o descongelamento, muitas pessoas deixam a comida em cima da pia ou da mesa, o que não é a melhor opção. Na temperatura ambiente e ao ar livre, os alimentos congelados podem entrar em contato com as bactérias encontradas na cozinha e, consequentemente, podem causar uma intoxicação alimentar.

Para descongelar com água é preciso tomar alguns cuidados

Por outro lado, há quem prefira mergulhar a comida congelada em uma bacia com água, o que também não é recomendado. Esse método faz com que os produtos percam sabor e nutrientes. Para evitar que isso aconteça, coloque os alimentos dentro de um saco plástico hermeticamente fechado e não se esqueça de trocar a água da bacia de tempos em tempos. O ideal é substituí-la a cada 30 minutos. Além disso, esse método não deve demorar mais que 2 horas para evitar a proliferação de bactérias.

O método mais seguro de descongelamento

Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. Sim, você precisará ter um pouco mais de paciência, mas em compensação, terá a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.

É importante mencionar também que alguns alimentos podem sair do congelador e ir direto para o fogão, gerando uma boa economia de tempo. Salsichas, hambúrgueres e carne moída e até mesmo sopas congeladas são exemplos de produtos que podem ser descongelados na panela.

Micro-ondas: útil em quase todas as horas

Entretanto, se você esqueceu de retirar algum alimento do congelador e não pode esperá-lo descongelar na geladeira, vale recorrer ao micro-ondas que, geralmente, tem um botão específico para descongelar um produto. Mas, é preciso ficar atento: assim que perder todo o gelo, o produto deverá ser preparado e consumido para evitar o risco de contaminação.

Matérias: Alimentação

Ver mais