Economia do lar

Tabela de validade de alimentos congelados: descubra por quanto tempo conservá-los

Na tabela de validade dos alimentos congelados, as hortaliças e frutas se destacam por ter uma longa vida útil: podem durar de 6 a 12 meses no freezer
Na tabela de validade dos alimentos congelados, as hortaliças e frutas se destacam por ter uma longa vida útil: podem durar de 6 a 12 meses no freezer

Conservar os alimentos no freezer é uma ótima dica para otimizar tempo na cozinha e prolongar a vida útil de determinados produtos. Afinal, é possível congelar marmitas prontas e até vegetais ou carnes cruas por certo período. Mas, para não correr o risco de deixar os alimentos estragarem, é necessário tomar certos cuidados de armazenamento. Aqui, nós preparamos uma espécie de tabela de validade de alimentos congelados, levando em consideração recomendações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que você saiba o tempo correto que cada comida tende a durar no congelador. Dá uma olhada!

Como conservar alimentos congelados?

Antes de tudo, é importante destacar que cada tipo de alimento (carne, vegetal ou laticínio, por exemplo) tem um tempo médio de durabilidade no freezer. Tendo isso em mente, é muito importante tomar cuidado para não deixar a comida passar da validade. Para te ajudar, nós listamos os principais alimentos e seus respectivos períodos de duração no congelador:

1. Carnes vermelhas cruas

Carnes cruas de uma forma geral (patinho moído, bife e até miúdos, por exemplo) tendem a durar de 3 a 4 meses quando congeladas. No entanto, caso você queira armazenar sobras de carnes já prontas, o ideal é congelar por um período de 2 ou 3 meses no máximo.

2. Aves cruas

Peitos, sobrecoxas e coxas de frango tendem a durar bastante no congelador! As aves cruas geralmente podem ser congeladas por até 1 ano, desde que estejam bem envolvidas em sacos ou potes fechados. Já as cozidas devem ser armazenadas por no máximo 4 meses.

3. Peixes e frutos do mar

Peixes e frutos do mar (como camarão, lagosta e lula) tendem a durar de 3 a 6 meses no congelador. Filés mais magros, inclusive, costumam ter uma validade ainda maior - por isso, caso você queira congelar o peixe por mais tempo e de forma mais segura, a nossa dica é cortá-lo em filés mais finos.

4. Hortaliças e frutas

Depois de branquear os vegetais e armazená-los em potes fechados ou sacos zíper, basta deixá-los no congelador. As hortaliças (couve, brócolis, cenoura, beterraba etc.) e frutas podem ficar congeladas pelo período de 6 a 12 meses.

5. Temperos

Folhas de manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha e outros temperos podem ficar no freezer por até 3 meses. Para isso, o ideal é que eles sejam picados e armazenados em potes devidamente tampados.

6. Queijos e laticínios

Para quem não sabe, queijos e laticínios também podem ser conservados no freezer quando necessário. Queijos muçarela, prato e brie, por exemplo, podem ficar congelados por até 8 meses (lembrando que o minas não deve ser congelado, de preferência). Manteiga e outros laticínios, por sua vez, tendem a durar bem no congelador por até 6 meses.

7. Bolos e pães

Você sabia que também é possível congelar massas de bolos ou pães cruas e já assadas? Neste caso, o alimento pode durar até 6 meses no freezer - caso a massa esteja crua, no entanto, a nossa dica é acrescentar mais fermento e misturar antes de levar ao freezer, ok?

Obs.: Na hora de congelar todos os alimentos, o mais indicado é usar sacos zíper ou potes bem lacrados - assim, a comida fica mais bem conservada e não corre o risco de estragar. Vale destacar que o ideal é também nunca misturar diferentes tipos de comida (mesmo que sejam dois tipos de frutas) no mesmo recipiente. Afinal, quando você junta dois alimentos diferentes, eles tendem a durar bem menos que o esperado.

Matérias: Economia do lar

Ver mais