Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar sofá de suede sem danificar o tecido
Meu Lar 29/11/2021

Como limpar sofá de suede sem danificar o tecido

Aprender como limpar sofá de suede não é tão difícil quanto parece! Embora esse material seja mais vulnerável a produtos de limpeza, ele pode ser facilmente limpo com algumas misturas caseiras bem eficientes. Mas, para manter o estofado sempre higienizado e evitar o surgimento de manchas, é muito importante ter um rotina de manutenção – usar sempre aspirador de pó, por exemplo, e tomar uma série de cuidados. Quer ver um passo a passo simples de como limpar sofá suede sem danificar o tecido? É só continuar lendo!

Como limpar sofá de suede em poucos passos

Por ser um material mais delicado, bem parecido com a camurça, o suede não pode ser lavado com muitos produtos químicos ou água. O ideal é manter o tecido sempre seco, livre de poeira e tomar bastante cuidado para não derramar líquidos e outras sujeiras.

Ainda assim, é comum que algumas sujeirinhas fiquem acumuladas no estofado. Nesse caso é necessário atuar o quanto antes para que as manchas não fiquem impregnadas – respingos de vinho e de gordura, por exemplo, precisam ser limpos em seguida. A boa notícia é que tem como limpar sofá de tecido suede com produtos bem eficientes que não costumam faltar na despensa de casa. Dá uma olhada:

1. Passe aspirador de pó regularmente

Para começar, o mais importante é lembrar de passar um aspirador de pó em todo o sofá de suede. Se possível, separe um dia da semana para tirar toda a poeira do estofado. Ao fazer esse limpeza semanal, é possível impedir o acúmulo de ácaros – o que é importante para quem tem alergia, por exemplo – e ainda evitar o surgimento de manchas.

2. Mistura para limpar sofá de suede: água + vinagre branco é bastante eficiente

Após passar o aspirador de pó, chegou a hora de fazer uma limpeza mais profunda, dando atenção maior a sujeiras que estejam mais fortes. Em um recipiente, misture 1 litro de água com 150 ml de vinagre de álcool ou de vinho branco.

Mas atenção! É importante que você use apenas vinagre branco, ok? O de vinho tinto, por exemplo, pode deixar manchas no estofado do sofá. Outra dica interessante é testar uma parte da solução em um cantinho do sofá para garantir que não surja nenhuma mancha.

Após misturar a água com o vinagre, transfira a solução para um borrifador e espirre diretamente no local sujo. Use um pano de microfibra para esfregar e prontinho!

3. Recorra ao detergente neutro para remover manchas de gordura

Caso haja alguma mancha de gordura mais resistente no sofá, a principal dica é recorrer ao detergente neutro. Pegue uma esponja limpa (uma nova de preferência), umedeça na água e, então, coloque 1 ou 2 gotinhas de detergente neutro.

Esfregue pontualmente a mancha e, em seguida, passe um pano de microfibra umedecido para retirar o produto. Lembre-se apenas de não esfregar com muita força, ok? Faça movimentos suaves e circulares para tirar as sujeiras.

Para remover uma sujeira maior, você pode fazer uma mistura de 250 ml de água com 6 gotinhas de detergente neutro. Agite suavemente, transfira para um borrifador e aplique sobre a mancha. Esfregue com um pano de microfibra e, depois, passe um pano úmido.

4. Bicarbonato de sódio ajuda a tirar manchas e cheiros fortes

Outra opção interessante é o bicarbonato de sódio, que consegue remover sujeiras mais profundas e até tirar cheiros fortes do estofado. Portanto, caso haja alguma sujeira mais resistente, uma boa dica é recorrer à pasta de água com bicarbonato.

Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água. Misture bem, pegue uma parte da solução com um pano e esfregue diretamente na mancha.

Deixe agir por 20 minutos, para que o bicarbonato absorva a sujeira, e passe um pano úmido por cima. Para finalizar, passe um aspirador de pó no local para garantir que todo o bicarbonato saia do estofado.

5. Álcool ajuda a tirar manchas de caneta e outras sujeiras

Para retirar possíveis manchas de bebidas ou até de canetas, o álcool pode auxiliar. Nesse caso, umedeça um pano de microfibra com um pouco do produto e esfregue pontualmente a mancha.

Vale lembrar que você não pode exagerar na quantidade de álcool e nem esfregar com muita força. Tente agir sobre a mancha o quanto antes para que o processo de remoção seja mais fácil, ok?

6. Utilize um produto específico para limpeza de sofá de suede

Caso você queira fazer uma limpeza de sofá de suede mais cuidadosa, uma ótima dica é recorrer a produtos específicos para o material. Ao adquirir um limpador específico para estofados de suede, é possível fazer uma limpeza mais efetiva, sem correr riscos – basta seguir as instruções presentes na embalagem do produto.

7. Finalize com um pano seco e deixe o sofá secar bem

Após limpar o sofá de suede com o produto escolhido (solução de vinagre com água, detergente neutro ou bicarbonato de sódio, por exemplo), você deve passar um pano úmido e, então, um pano seco e limpo. Assim, você acelera o processo de secagem do estofado. É importante, inclusive, deixar o sofá secar bem antes de voltar a usar, ok?

O ideal é deixá-lo secar em um local bem arejado, mas distante do sol, pois os raios podem ressecar o estofado. Outra dica importante é não usar produtos abrasivos (que levam cloro em sua composição, por exemplo) na limpeza, pois eles tendem a danificar o suede e causar manchas. Seguindo essas dicas, não tem erro!

Veja mais