Economia do lar

Bicarbonato de sódio serve para que? Entenda como ele pode ser um aliado na cozinha e na limpeza

Bicarbonato de sódio pode ser usado para desentupir ralos das pias
Bicarbonato de sódio pode ser usado para desentupir ralos das pias

É muito comum encontrarmos o bicarbonato de sódio nas cozinhas, mas muitas pessoas ainda não sabem onde e como usá-lo ou restringem o seu uso para poucas atividades. A verdade é que ele pode ser utilizado tanto no preparo de refeições quanto na limpeza da sua casa. Isso mesmo! Esse ingrediente é um grande aliado que pode facilitar, e muito, o seu dia a dia. Para te explicar melhor, nós separamos algumas dicas de como usá-lo tanto nas refeições quanto na hora da faxina. Se liga:

Bicarbonato de sódio ajuda a desgrudar restos de comida das panelas

Sabe aqueles restinhos de comida que ficam grudados nas panelas, tabuleiros e travessas e que nos dão muita dor de cabeça para tirar? Com o bicarbonato de sódio essa tarefa vai ficar muito mais simples! Antes de lavar usualmente, com sabão e água, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato junto com água quente na sua panela e deixe descansar por alguns minutos. Aproveite para ir lavando outros objetos e depois limpe a sua panela normalmente com detergente. Você vai perceber que a lavagem vai ficar muito mais fácil!

Dê mais brilho aos metais da sua casa com o bicarbonato de sódio

Você sempre quis deixar os seus objetos de metais brilhando? Então o bicarbonato vai ser um grande aliado na hora da limpeza! Você pode usá-lo em torneiras, chuveiros e até no sifão para deixá-los sempre com um brilho impecável. Para isso, basta aplicar um pouco do bicarbonato de sódio em um pano úmido e passar nos metais, da mesma forma que você faz com outros itens durante a faxina. Não esqueça de finalizar depois com um pano seco limpo para não manchar.

Bicarbonato de sódio também acaba com o problema de entupimento dos ralos

Ralos entupidos podem causar grandes dores de cabeça e qualquer ajuda na hora de reverter o problema é bem-vinda. Para acabar com esse problema, é bem simples: você pode fazer uma mistura de ½ xícara de chá de bicarbonato com 1 xícara de chá de vinagre branco. Coloque no ralo e espere a reação química: você vai perceber uma espuma se formando e, depois que ela diminuir, é só enxaguar com água quente. Você pode usar essa mistura tanto nos ralos da sua cozinha quanto no banheiro.

Se livre das manchas com a ajuda do bicarbonato de sódio

Não pense que é apenas na faxina que o bicarbonato de sódio pode ser útil, já que ele também é muito utilizado na limpeza de tecidos em geral. Pois é, o ingrediente é um ótimo aliado para tirar manchas, sejam elas acidentais, como as de café, ou mesmo corriqueiras, como ocorre com as de suor. O truque é fazer mais uma vez uma mistura com vinagre branco, aplicar na área afetada e deixar agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente que a mancha vai ter desaparecido. Lembrando que esse é um truque caseiro, e que o método mais eficaz é usar um tira-manchas, ok?

Aposte no uso do bicarbonato de sódio para higienizar frutas e legumes

A higienização correta de frutas e legumes é essencial para mantermos a saúde corpo. Há quem diga que o bicarbonato é um dos mais poderosos aliados, capaz de eliminar inclusive os agrotóxicos. Para adicioná-lo no preparo dos seus pratos basta você deixar as frutas e legumes de molho em uma bacia cheia de água e acrescentar bicarbonato de sódio na mistura. Deixe-os descansando por 15 a 20 minutos e depois enxágue em água corrente.

Aproveite para substituir o fermento químico pelo bicarbonato de sódio

Pensou em fazer aquele bolo especial para sobremesa, mas percebeu que está sem fermento químico em casa? Não se preocupe! Em casos emergenciais o bicarbonato de sódio serve como substituto. A receita é simples: use ¼ de colher de chá de bicarbonato com ½ colher de chá de vinagre para cada 1 colher de fermento que a sua receita precise. Você vai ver que, além de quebrar o galho, ele também deixa a massa bem fofinha.

Bicarbonato de sódio ajuda a amaciar carnes

Você sabia que o bicarbonato consegue deixar a carne bem macia e perfeita para o preparo? Isso mesmo! A única coisa que você precisa fazer é despejar um pouco do ingrediente na peça e deixá-la descansando por, mais ou menos, duas horas. Depois, é só lavar em água e temperar da maneira que quiser. Que tal aproveitar um fim de semana para experimentar?

Matérias: Economia do lar

Ver mais