Limpeza

Vinagre para limpeza: 4 usos que vão facilitar a sua vida

A dupla vinagre e bicarbonato de sódio é perfeita para limpar diversas partes da casa
A dupla vinagre e bicarbonato de sódio é perfeita para limpar diversas partes da casa

Todo mundo sabe que o vinagre é uma verdadeira mão na roda na hora de limpar a casa! Para os que não possuem  produtos mais específicos de limpeza, ele pode ser a solução perfeita. Seja para lavar roupas e se livrar de certas manchinhas, remover sujeiras mais densas ou até mesmo amaciar toalhas de banho - em praticamente todos os aspectos de lavanderia, o vinagre é um grande aliado. Pensando nisso, nós pensamos em 4 novos usos da substância para facilitar ainda mais a sua vida! Dá uma olhada!

1. Utilize vinagres claros para limpar os vidros da casa

Se o seu limpa vidros estiver bem no finalzinho, não se preocupe. Essa técnica funciona no box do banheiro, nas janelas, espelhos, sacadas e em todos os vidros do apartamento. Com um pouco de água quente, álcool e vinagres claros (aqueles de vinho branco, maçã ou álcool), é possível deixá-los tinindo!

Primeiro, faça uma combinação dos três ingredientes em um balde (usando uma proporção maior de água). Depois, aplique sobre a superfície com a ajuda de um borrifador/ frasco de spray e esfregue o vidro com o lado macio de uma esponja de limpeza. Por fim, seque o local com um pano limpo e dê um toque final na limpeza com algumas folhas de papel toalha.

2. Faça uma boa limpeza da churrasqueira com a clássica mistura de vinagre de vinho branco + bicarbonato de sódio

Que a combinação desses dois elementos é extremamente eficaz não resta a menor dúvida. Devido às altas concentrações de ácido acético (proveniente do vinagre) e acetato de sódio (do bicarbonato), os ingredientes, quando juntos, funcionam como pequenos abrasivos e potentes desengordurantes.

Ou seja, nada melhor do que aproveitar essa potência para limpar a grelha encardida da churrasqueira! Para isso, comece colocando uma leve camada de bicarbonato de sódio e o deixe agir por pelo menos 3 minutos. Depois, encha um borrifador com vinagre de vinho branco, pulverize a área e, com o auxílio de uma escova de cerdas duras (ou lã de aço), esfregue-a. Aguarde alguns minutinhos e, por fim, lave a grelha com água e detergente neutro, deixando-a secar naturalmente.

3. Que tal deixar o tênis branco novinho em folha com a ajuda do vinagre?

Os tênis mais claros costumam sujar com uma facilidade absurda, principalmente quando eles são 100% brancos! Para deixá-los com um aspecto novo novamente, misture água, detergente neutro (ou incolor) e bicarbonato de sódio (na mesma proporção) até formar uma pastinha.

Esfregue a mistura na parte de fora do tênis (lembre-se de retirar os cadarços), aguarde alguns minutos e lave o tênis normalmente. Em seguida, prepare uma solução de vinagre e apenas um pouquinho de bicarbonato, escove o sapato novamente, deixe agir por cerca de 5 minutos e enxágue.

Obs.: Se for necessário, repita o último procedimento mais de uma vez até que o resultado final seja satisfatório. Não tem erro!

4. Limpe o rejuntes dos pisos com vinagre e alvejantes específicos

Os rejuntes definitivamente fazem parte de um dos cantinhos de limpeza mais esquecidos na hora da faxina. E, justamente por isso, eles merecem a sua atenção! Para limpá-los, tudo o que você precisa é de um pouco de vinagre de álcool, um alvejante específico para pisos (tipo aqueles de cloro e limão) e uma escova de dentes velha não mais usada.

Comece esfregando o rejunte com a escova e o vinagre, deixando a substância agir por alguns minutos. Em seguida, limpe o local com um pano úmido, passe o alvejante de limão e escove as frestas do piso novamente. Para completar a limpeza, passe o pano umedecido e, posteriormente, seque o chão com um pano seco.

Matérias: Limpeza

Ver mais