Limpeza

Usar álcool para limpeza da casa vale a pena? Descubra em quais superfícies ele é bem-vindo

Você pode usar o álcool para limpar mesas de vidro, janelas, sacadas e outras superfícies envidraçadas no dia a dia
Você pode usar o álcool para limpar mesas de vidro, janelas, sacadas e outras superfícies envidraçadas no dia a dia

Na lista de produtos de limpeza, o álcool é um dos itens que não podem faltar de jeito nenhum. Isso porque, além de prático e eficiente, ele tem um alto potencial desinfetante - auxiliando na limpeza de diferentes superfícies no dia a dia. É importante destacar, no entanto, que nem todo tipo de material deve ser limpo com esse produto - tais como móveis de madeira ou MDF. Para que você não erre durante a faxina, nós preparamos dicas de como usar álcool e em quais superfícies ele é bem-vindo. Confira!

Como usar álcool no dia a dia?

Para desinfetar diferentes superfícies - principalmente as envidraçadas - no dia a dia, uma ótima dica é usar uma flanela ou pano de limpeza embebido com álcool. Esse tipo de produto evapora rápido, tem fácil aplicação e ainda pode ser usado em soluções caseiras para tirar cheiros fortes e manchas de pisos, paredes e outras superfícies.

1. Mesas de vidro

Para tirar resíduos de comida, manchas de sujeiras e até marcas de gorduras de dedo de mesas de vidro, a nossa dica é recorrer ao álcool 70 - que é o mais utilizado na faxina de casa, pois consegue eliminar bem os germes e deixar o vidro devidamente limpo.

2. Vidros de janelas e sacadas

No dia a dia, você também pode limpar vidros de janelas, portas e sacadas com o auxílio do álcool 70 e uma flanela macia. No entanto, o álcool acaba sendo mais indicado para fazer uma faxina rotineira - isto é, para auxiliar na manutenção da limpeza. Caso o vidro esteja muito gorduroso e com acúmulo de sujeiras, por outro lado, o ideal é recorrer a uma solução de água com detergente neutro.

3. Interruptores, tomadas e fios

Você sabia que também é possível limpar os interruptores, tomadas e até mesmo filtros de linha com uma flanela levemente embebida com álcool? Assim, é possível remover sujeiras com mais facilidade e manter esses itens sempre higienizados. Quando for limpar filtros linha ou fios de notebook, no entanto, lembre-se de sempre retirá-los da tomada, ok?

4. Porta-retratos envidraçados

Também é possível limpar enfeites e apetrechos de vidro - como porta-retratos, cristaleiras e outros objetos com o álcool 70. Use uma flanela macia para passar o produto diariamente e, assim, evitar o acúmulo de poeira nos enfeites da sala e dos quartos.

5. Itens de escritório

Para limpar o mouse, o teclado, o mouse pad e até mesmo a tela do computador com segurança e eficiência, uma boa dica é passar uma flanela macia (ou um pano de microfibra) com um pouco de álcool isopropílico 70. Esse tipo de produto é mais indicado para itens de informática e, inclusive, é bastante indicado para a higienização de smartphones no dia a dia.

Matérias: Limpeza

Ver mais