Alimentação

Como fazer batata recheada de diferentes sabores

Para fazer batata recheada, basta cozinhá-la (no micro-ondas, forno ou panela com água), abri-la e adicionar o recheio de sua preferência - como linguiça calabresa, queijo e diversos temperos (pimentas e salsinha picada)
Para fazer batata recheada, basta cozinhá-la (no micro-ondas, forno ou panela com água), abri-la e adicionar o recheio de sua preferência - como linguiça calabresa, queijo e diversos temperos (pimentas e salsinha picada)

Frita, cozida, assada, refogada, recheada, gratinada… São muitas as opções de receitas que podem ser feitas com a batata no dia a dia. Além de ser bem nutritivo, esse vegetal é bastante popular no mundo inteiro e consegue atender bem a dietas mais restritivas - como de veganos ou vegetarianos. Então, para te incentivar a se aventurar mais na cozinha, nós separamos dicas de como fazer batata recheada de diferentes sabores (com recheios de queijo ou carne, por exemplo) e de forma otimizada. Vale a pena conferir!

Como fazer batata recheada sem cometer erros?

Antes de preparar o recheio e separar os temperos que serão usados, o mais importante é se preocupar com o tempo de cozimento da batata. Nessa receita, o vegetal é inicialmente cozido (inteiro, lavado e com casca) até que fique mole por dentro - basta usar um garfo para conferir. A boa notícia é que é possível fazer isso de formas distintas: cozinhando em uma panela com água, no micro-ondas ou levando para assar no forno. Fica por sua conta! Aqui, nós ensinamos o passo a passo ideal para preparar uma batata recheada de forma bem otimizada:

Você vai precisar de: 3 batatas inglesas grandes, 2 folhas de papel toalha, 1 cebola picada, azeite, 1 linguiça calabresa Qualitá, 5 colheres de sopa de requeijão cremoso Qualitá, queijo muçarela Qualitá a gosto, salsinha picada a gosto.

1. Leve a batata para cozinhar

Para começar, você deve levar as batatas (inteiras, com casca, já devidamente lavadas e secas) para cozinhar. Caso a ideia seja fazer esse processo de forma mais rápida, o mais indicado é recorrer ao micro-ondas. Para isso, comece espetando toda a extensão das batatas com um garfo, fazendo pequenos furos - o que facilitará o processo de cozimento da polpa. Depois, forre a bandeja do micro-ondas com 2 folhas de papel toalha, posicione as batatas em cima e, então, selecione para cozinhar por 10 minutos. Passado esse tempo, abra o micro-ondas e espete as batatas para conferir se elas já estão bem assadas (molinhas por dentro). Caso ainda estejam duras, selecione mais 2 minutos e prontinho!

Vale destacar que você também pode cozinhar as batatas em uma panela com água. No entanto, nesse caso, elas devem ficar no fogo por 40 minutos para que fiquem no ponto certo. Já caso você queira prepará-las no forno, coloque-as em uma assadeira forrada com papel alumínio e, então, leve-as para assar no forno preaquecido médio por 1 hora.

2. Faça um corte no meio da batata e tire um pouco da polpa

Depois de conferir que as batatas estão bem cozidas, chegou a hora de cortá-las para abrir espaço para o recheio. Com uma faca, faça um corte reto na batata (no sentido do comprimento, de uma extremidade à outra). Depois, use uma colher para tirar parte da polpa. Aqui, a ideia é fazer uma espécie de buraco que será preenchido posteriormente com o recheio da sua escolha.

3. Prepare o recheio

Que tal preparar um recheio à base de linguiça picada e queijo muçarela? Primeiro, triture a calabresa em um processador ou pique-a em pedaços bem pequenos usando uma faca. Logo em seguida, em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite, junte a cebola picada e deixe refogar por alguns minutos (até que ela fique transparente). Adicione a linguiça picada e deixe fritar por mais alguns minutos, sempre mexendo com uma colher de pau. Transfira tudo para uma bacia, adicione o requeijão cremoso e misture bem, até formar um recheio bem homogêneo.

4. Coloque o recheio e os temperos

Agora que as batatas já estão cozidas e abertas (com um buraco no meio), basta adicionar o recheio. Use uma colher para colocar a mistura de linguiça calabresa + requeijão na parte de dentro da batata, preenchendo até o topo. Para incrementar ainda mais, coloque um pouco de muçarela ralada a gosto por cima.

5. Leve a batata para gratinar

Para finalizar, disponha as batatas já montadas em uma assadeira forrada com papel alumínio. Leve-as para gratinar no forno preaquecido a 180°C por 10 ou 15 minutos e prontinho! A ideia é que o queijo fique bem derretido e a casca da batata mais dourada. Para dar o toque final, polvilhe salsinha picada por cima do queijo e sirva em seguida.

Aposte em outros recheios e capriche nos temperos

Em vez de preparar um recheio de linguiça com requeijão, você também pode apostar em outras combinações bem saborosas. Uma boa dica, por exemplo, é preencher a batata com diferentes tipos de queijos picados (muçarela e gorgonzola, por exemplo) e, em seguida, levar para gratinar. Também é possível servir a batata recheada com estrogonofe, creme de frango com milho, bacon frito ou até mesmo carne moída. Essas opções de recheios são bem saborosas e relativamente fáceis de preparar. No final, você também pode adicionar alguns temperos antes de gratinar, tais como pimenta e cheiro-verde.

Matérias: Alimentação

Ver mais