Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tempo de forno: a tabela com o período de cozimento de diferentes receitas
Guia Culinário 19/02/2021

Tempo de forno: a tabela com o período de cozimento de diferentes receitas

Lasanha, pizza, chester, costela, bolo, pudim… Existem muitas receitas, salgadas e doces, que são geralmente feitas no forno e ficam bem saborosas. Mas sabia que, para não errar no preparo, é muito importante estabelecer o tempo correto de cozimento de cada alimento? As carnes, por exemplo, precisam ficar macias, suculentas e preferencialmente douradas por fora – o que exige alguns truques na hora de assar. Então, para que você não erre no preparo, nós separamos uma tabela de tempo de forno de diferentes receitas. Assim, é possível definir melhor o período médio de cozimento de cada tipo de comida. Vale a pena conferir!

1. Lasanha

Para preparar lasanha caseira – isto é, feita artesanalmente em casa com massa pré-cozida – não há necessidade de deixar muito tempo no forno. Isso porque a massa já estará cozida e esse processo de assar serve basicamente para derreter o queijo e tornar os cantos mais crocantes. Nesse caso, o indicado é deixar a lasanha no forno preaquecido a 180 ou 200°C por cerca de 25 minutos.

Já o tempo de forno da lasanha congelada (que já vem pronta) costuma ser maior. Nesse caso, é necessário levar para assar (a 200°C) por cerca de 50 ou 60 minutos. Caso ela esteja descongelada, em contrapartida, é possível deixá-la no forno por apenas 25 ou 30 minutos. Ainda assim, lembre-se que as instruções de preparo costumam vir na embalagem da comida – por isso, verifique as recomendações antes de assar, ok?

Obs.: As lasanhas congeladas também podem ser preparadas no micro-ondas – o que acaba sendo um modo de preparo mais rápido. Nesse caso, o tempo médio de cozimento costuma ser de 15 minutos. Quanto às lasanhas caseiras, para que fiquem mais saborosas, o mais indicado é sempre prepará-las no forno.

2. Pizza

Para deixar a massa bem cozida, crocante e o queijo bem derretido, também é importante respeitar o tempo de forno da pizza. Quando se trata das recém-montadas em casa (feitas com massa fresca), o mais indicado é assá-las em forno preaquecido (a 220°C) por 30 minutos. Já as congeladas podem ser assadas (também a 220°C) pelo período de 20 minutos.

3. Chester

Se o objetivo é fazer um chester bem macio, saboroso e suculento, o primeiro passo é caprichar nos temperos e deixar a carne marinando por algumas horas. Além disso, o tempo de forno do chester também é fundamental para que o resultado fique satisfatório. Por isso, após marinar a carne, o mais indicado é posicioná-la em uma assadeira forrada com papel alumínio. Primeiro, deixe-a no forno preaquecido a 200°C por 30 minutos, até que ela fique dourada. Depois, diminua a temperatura para 180°C e deixe a carne cozinhar por mais 2h30. Nesse tempo, você pode abrir o forno algumas vezes para regar o chester com a marinada.

4. Pão de alho

O pão de alho no forno é bem simples e rápido de preparar, sabia? Caso você tenha usado pão francês e uma pastinha de alho caseira na montagem, basta colocar os pães em uma assadeira e levar para o forno preaquecido a 180°C por 15 ou 20 minutos. Para pão de alho congelado (que já vem pronto, como o da Qualitá), o tempo de preparo é bem semelhante: deixe no forno preaquecido a 180°C por entre 10 e 15 minutos.

5. Pão de queijo

Para fazer pão de queijo congelado no forno, basta distribuí-los em uma assadeira e, em seguida, preaquecer o forno a 180°C. Deixe os pães no forno por cerca de 45 minutos e prontinho! Já para pães de queijo feitos em casa (com a massa bem fresca) o tempo de forno costuma ser de 35 minutos.

6. Empadão

O tempo de forno do empadão, para quem não sabe, tende a ser maior que o de massas como lasanha ou pizza. Isso porque a massa desse prato é mais crua e também é necessário levar em consideração o recheio. Depois de montar o prato, o mais indicado é assá-lo no forno preaquecido a 180°C por 45 minutos. Lembre-se também de se certificar de que a massa esteja bem dourada antes de tirar do forno.

7. Bolo

É importante destacar que cada tipo de bolo costuma ter um tempo de preparo específico, que costuma ser indicado na receita. O bolo de cenoura, por exemplo, tem um tempo de forno bem definido: deve ser assado (a 180°C) por 45 minutos. Ainda assim, vale destacar que é necessário conferir a massa – basta usar um palitinho – para garantir que ela esteja bem assada antes de tirar do forno.

8. Pudim

Depois de preparar o pudim no liquidificador e transferir a massa para uma forma com furo, o mais indicado é levá-lo para assar em banho-maria. Deixe o doce cozinhar no forno por 1 hora e prontinho! Vale destacar, no entanto, que algumas receitas demandam um tempo maior de cozimento – cerca de 1h30, por exemplo.